• Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Sucesso de público e elogiada pela crítica, a mostra reúne obras de 240 negros do país e foi vista por mais de 130 mil pessoas no Sesc Belenzinho, em São Paulo. Agora, em Petrópolis, exposição estará em cartaz de 3 de maio a 27 de outubro

    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A exposição “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, que esteve em cartaz no Sesc Belenzinho em São Paulo, com mais de 130 mil visitantes, chega agora ao Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ) em Petrópolis, Rio de Janeiro, onde poderá ser apreciada até 27 de outubro. No CCSQ, as 314 obras da mostra ocuparão os salões do histórico edifício, além de áreas externas e o lago em frente à unidade, oferecendo uma experiência ampliada aos visitantes. Com curadoria de Igor Simões, Lorraine Mendes e Marcelo Campos, a exposição apresenta trabalhos de cerca de 240 artistas negros brasileiros, em diversas linguagens artísticas, desde o século XVIII até o século XXI.

    Foto: Diogo Barros

    “A exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro é a culminância de um trabalho que lançou um olhar profundo sobre a produção artística afro-brasileira, oferecendo ao público a oportunidade não só de conhecer as obras de artistas e intelectuais negros, mas também de refletir sobre sua participação nos diversos contextos sociais”, explica José Carlos Cirilo, diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc.

    O Quitandinha, palco de eventos históricos desde sua inauguração em 1944, agora se transformou em um centro cultural que tem recebido exposições que resgatam a identidade afro-brasileira. A exposição “Dos Brasis” é mais uma iniciativa nesse sentido, com sete núcleos temáticos que refletem importantes pensamentos de intelectuais negros brasileiros, como Beatriz Nascimento, Emanoel Araújo, e Luiz Gama, abordando questões como tecnologias ancestrais e afrofuturismo.

    A mostra ainda oferece ao público uma programação paralela com atividades culturais, educativas e debates, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes. Com entrada gratuita, a exposição estará aberta de terças a domingos e feriados, das 10h às 17h.

    Foto: Antonio Pinheiro

    Mais informações:

    Exposição “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”

    Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ)

    Avenida Joaquim Rolla, nº 2 – Petrópolis/RJ

    De 3 de maio a 27 de outubro de 2024

    Terças a domingos e feriados, das 10h às 17h

    Entrada gratuita.

    Últimas