• Putin recebe Xi Jinping e demonstra interesse em ‘plano de paz’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/03/2023 19:42
    Por Associated Press / Estadão

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu calorosamente o líder da China, Xi Jinping, no Kremlin, nesta segunda-feira (20), enviando uma mensagem poderosa aos líderes ocidentais de que seus esforços para isolar Moscou, devido aos combates na Ucrânia, falharam.

    A viagem de Xi – sua primeira ao exterior desde sua reeleição no início deste mês – mostrou a nova força diplomática de Pequim e deu um impulso político a Putin poucos dias depois que um mandado de prisão internacional foi emitido para o líder do Kremlin por acusações de crimes de guerra relacionados à Ucrânia.

    As duas grandes potências descreveram a viagem de três dias de Xi como uma oportunidade para aprofundar sua “amizade sem limites”. A China vê a Rússia como uma fonte de petróleo e gás para sua economia faminta por energia e como um parceiro para enfrentar o que ambos veem como agressão dos Estados Unidos, domínio dos assuntos globais e punição injusta por seus registros de direitos humanos.

    Os líderes sorriram e apertaram as mãos antes de se sentarem no início da reunião, chamando uns aos outros de “querido amigo” e trocando elogios. Putin parabenizou Xi por sua reeleição e expressou esperança de construir laços ainda mais fortes.

    Tanto Moscou quanto Pequim acusaram Washington de tentar isolá-los e impedir seu desenvolvimento enquanto o desafiam pela liderança regional e global.

    Em suas 4 horas e meia de conversas, Putin ofereceu a Xi uma “explicação detalhada” das ações de Moscou na Ucrânia, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. Conversas mais amplas sobre uma variedade de assuntos estão agendadas para esta terça, 21.

    Últimas