• Protetores invisíveis: desde falta de ajuda até a pouca empatia dos locatários do Aluguel Social com os animais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/04/2022 08:01
    Por Helen Salgado

    Depois do dia 15 de fevereiro e 20 de março, dezenas de petropolitanos perderam suas casas e entes queridos, muitos deles ainda não conseguiram se reerguer e recomeçar suas vidas. Diante dessa situação, diversos animais ficaram desabrigados e muitos deles abandonados por pessoas que não tem onde deixar seu animalzinho. Com o passar dos meses e iludidos com a “síndrome do céu azul”, a ajuda para as famílias e animais desabrigados diminuíram, tornando o trabalho dos protetores ainda mais difícil.

    Daniel Caetano é voluntário na ONG Somos Todos Protetores e na Dog’s Heaven, ele atua na entrega de doações e afirma que após o temporal do dia 20 de março, o número de ajuda diminuiu drasticamente e que a necessidade ainda continua muito grande. “Algumas pessoas que ajudavam foram afetadas com as tragédias, às vezes direta ou indiretamente. Eu conheço um homem que sai todos os dias de casa para alimentar 30 cães de rua nos bairros São Sebastião, Siméria e Cremerie. Ele não só vai lá, deixa o potinho e vai embora, ele para, vê o cachorro comendo sua ração, um por um, e depois vai embora. Ele foi afetado diretamente porque um restaurante que o ajudava com sobras de carne, foi todo destruído pela chuva, então ele ficou sem essa ajuda”, diz.

    Aluguel Social

    Além da queda na ajuda com a causa animal, a procura por moradias que aceitem aluguel social e animais também está sendo um desafio. Carla Maduro, fundadora e responsável pelo grupo Irmão Animal, diz que muitas pessoas que perderam suas casas são tutores de animais e que precisam de novos lares que aceitem seus pets. “Muitos estão com exigência, delimitando quantidade de moradores, limitando crianças e é claro, animais”, diz.

    Segundo Carla, muitos desses tutores estão tendo que doar os seus companheiros, situação que é muito difícil, já que essas famílias estão abaladas emocionalmente devido às perdas materiais e até pessoais “Abalados emocionalmente e sem estrutura seguimos tentando confortá-los e ajudá-los, em mais esta missão, que acaba fugindo muito do que podemos fazer, pois depende da sensibilidade dos locatários”, desabafa.

    Adota Petrópolis

    No final de março, a Dog’s Heaven lançou a campanha ‘Adota Petrópolis’ para estimular a adoção, abrigo e aceitação dos animais no aluguel social. Estima-se que mais de mil animais tenham ficado desabrigados com os dois temporais na cidade. E todos eles precisam de um lugar para ficar. Infelizmente os órgãos de proteção animal não estão conseguindo recolher os animais encontrados por falta de espaço nos abrigos.

    Leia também: Campanha ‘Adota Petrópolis’ estimula adoção de cães desabrigados

    Para ajuda com doação de ração ou remédios, você pode entrar em contato com as ONGs pelo Instagram @dogsheaven, @somostodosprotetores ou @irmaoanimal.

    Últimas