• Projetos sociais de Petrópolis ganham força neste fim de ano; saiba como ajudar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    O final do ano é uma época repleta de reflexões, celebrações e, acima de tudo, solidariedade. Em meio às festividades, muitas pessoas dedicam seus esforços a projetos sociais que buscam fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam. Em Petrópolis, diversas iniciativas têm se destacado. Conheça algumas delas e saiba como ajudar!

    Ágape

    Há seis anos, a Comunidade Católica Ágape, fundada por Marco Antônio Dutra (Marquinhos), deu vida a um projeto para lá de especial: o Banho Solidário. Nascido em 2017, esse projeto tornou-se uma fonte de esperança e dignidade para aqueles que vivem em situação de rua, proporcionando não apenas higiene, mas também um caminho para uma nova vida.

    “O Banho Solidário não se limita a oferecer banhos, barbas, cortes de cabelo, roupas e alimentação. Ele é uma porta de entrada para a saída das ruas. Conscientes dos desafios enfrentados por aqueles que lidam com vícios em drogas e álcool, o projeto não apenas leva dignidade, mas também oferece suporte para a retirada e recuperação, guiando essas pessoas em direção a uma vida nova.”, conta o idealizador.

    O compromisso do Banho Solidário é contínuo. Além de ações básicas, a comunidade realiza missas a cada dois meses, geralmente no calçadão do Shopping Dom Pedro, no Centro. Eventos especiais, como a festa da Páscoa e a Grande Ceia de Natal, proporcionam momentos de alegria, alimentação farta e música. Sobre isso, Marco Antônio Dutra destaca a necessidade de apoio financeiro para a compra de materiais, assim como doações diretas de roupas, alimentos e itens de higiene: “O envolvimento da comunidade é crucial para a manutenção e expansão desse projeto tão significativo.”, explica.

    Como ajudar:

    Doações financeiras: PIX: CNPJ 32065904000191. 

    Doações de materiais: A sede do projeto, localizada na Rua Monsenhor Bacelar 506, no Valparaíso, está aberta para receber doações diretas, como roupas, alimentos e itens de higiene.

    Participação voluntária: Seja parte ativa do Banho Solidário. Sua participação como voluntário pode enriquecer ainda mais o impacto positivo do projeto na cidade. 

    Mais informações: (24) 99277-7813.

    Aloha

    No dia 22 de março de 2021, em meio a um cenário conturbado pela pandemia da Covid-19, Ana Beatrice Pereira lançou o Projeto Aloha em Petrópolis. A iniciativa, que possui um nome que reflete um estado de espírito caracterizado por partilha, afeto, misericórdia e compaixão, rapidamente se tornou um movimento solidário atuando em 45 bairros, beneficiando duas mil famílias na cidade.

    Foto: Divulgação

    “Suas características essenciais são a amizade, a hospitalidade e a resiliência, refletindo nossa constante evolução. A cor amarela representa a luz do sol e os 365 dias de renovação, ressignificação e renascimento. “Aloha” personifica esse conceito.”, explica a idealizadora.

    Além de combater a insegurança alimentar, o Aloha estabeleceu projetos específicos – “Conexão Consciente”, “Mania de Tampinhas”, “Elo In visível” e “Noiz por nós” – com atividades diferenciadas, reconhecendo que a transformação social é possível através da educação e humanização.

    “Além de ajudar a promover festas em bairros distintos, fazemos nossa distribuição de brinquedos em outros bairros que não foram alcançados. Nossa média gira em torno de 800 crianças. Realizamos também a ceia das pessoas em situação de rua.”, conta Beatrice.

    Foto: Divulgação

    Como ajudar:

    Você pode se tornar um padrinho, contribuindo mensalmente com qualquer valor fixo para fortalecer as iniciativas do Aloha. Além disso, o projeto valoriza a participação ativa de voluntários, inclusive com o apoio da logística de transporte.

    O Aloha também aceita doações de alimentos, roupas, brinquedos e outros itens essenciais que podem fazer a diferença na vida das famílias atendidas pelo projeto. Doações podem ser feitas através de PIX para o e-mail: contatoalohaa@gmail.com. Mais informações: (24) 99263-4432.

    Leia também: Ação de Natal do Aloha será realizada nesta semana; projeto está arrecadando brinquedos

    Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) 

    Em maio de 1992, um grupo visionário de pacientes, familiares, médicos e funcionários do Centro de Terapia Oncológica (CTO) uniu forças para criar a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). Esta iniciativa nasceu da necessidade de oferecer apoio e assistência integral a pacientes oncológicos e seus familiares, visando não apenas a melhoria da qualidade de vida, mas também fortalecendo a capacidade de enfrentamento da doença e do tratamento.

    A associação promove campanhas de ação preventiva, oferecendo informações precisas sobre a doença e destacando a importância da detecção precoce. Essa abordagem não apenas beneficia os pacientes, mas também educa a comunidade sobre os desafios e a superação relacionados ao câncer.

    Ao se unir à APPO, você se torna parte de uma jornada que inspira esperança e encorajamento.

    Como ajudar:

    Doações – Telemarketing

    Banco: Itaú 

    Agência: 9244

    Conta corrente: 09277-2

    Chave PIX: CNPJ: 36.548.949/0001-78

    Entre em contato pelo WhatsApp (24) 99276-9832 para realizar o cadastro. Após a operação, envie o comprovante para geração do recibo.

    Doações Gerais 

    Banco: Itaú 

    Agência: 9244

    Conta corrente: 24940-6

    Chave PIX: E-mail: appo@appo.org.br

    Após a operação, entre em contato com o WhatsApp (24) 99274-1377 para geração de recibo ou nota fiscal.

    Projeto Fios de Amor, Roupas e Livros:

    Entregar a doação diretamente na sede da APPO (Rua Visconde da Penha, nº 72 – Centro).

    – Cabelos precisam ter pelo menos 25cm de comprimento;

    – Roupas devem estar em bom estado de conservação;

    – Livros didáticos e revistas sazonais não são aceitos, estes devem ser entregues para reciclagem.

    Associação Pestalozzi de Petrópolis

    O Projeto Pestalozzi, inspirado no legado do educador suíço Johann Heinrich Pestalozzi, floresceu em outubro de 1976 em Petrópolis. Dedicado a oferecer assistência integral a pessoas com necessidades especiais e suas famílias, o projeto abrange as áreas de educação, saúde, assistência social, trabalho e lazer.

    Ao longo do ano, o Projeto Pestalozzi realiza atendimentos especializados contínuos e planejados para assistidos com deficiência física e cognitiva, abrangendo do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Com uma equipe composta por pedagogos e profissionais de atendimento terapêutico, a iniciativa busca proporcionar um ambiente educacional inclusivo e acolhedor.

    Foto: Marco Oddone

    A missão do Projeto Pestalozzi é educar, cuidar, desenvolver a socialização e, acima de tudo, ser responsável pelo desabrochar de talentos e novas capacidades. 

    Como ajudar:

    Você pode se unir a essa nobre causa, contribuindo através da chave Pix: pestalozzipetropolis@yahoo.com.br. Cada doação representa um passo em direção à construção de um ambiente inclusivo e ao fortalecimento do potencial de cada indivíduo assistido pelo projeto.

    APAE Petrópolis

    A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Petrópolis teve seu início em 21 de novembro de 1998, preenchendo uma lacuna nos serviços especializados para Pessoas com Deficiência (PcD) intelectual e múltipla no município. A união de um grupo dedicado de pais e amigos, inicialmente reunidos no jardim da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, deu origem a essa instituição comprometida com o desenvolvimento e bem-estar das PcD.

    Em 2001, a APAE Petrópolis atingiu um marco significativo com a inauguração de sua sede própria, localizada na Rua Monsenhor Bacelar, no Centro. Atualmente, a APAE Petrópolis conta com uma equipe de 26 profissionais capacitados, abrangendo áreas cruciais como administração, assistência, saúde e educação. A instituição, federada à APAE Brasil, integra a maior rede do país de apoio às Pessoas com Deficiência Intelectual ou Múltipla.

    Como ajudar:

    Doação de Alimentos:

    Os alimentos arrecadados beneficiam diretamente as famílias dos usuários da instituição, além de serem utilizados diariamente na cozinha da APAE.

    Doações de Materiais de Limpeza:

    Materiais de limpeza são essenciais para a manutenção do prédio-sede, garantindo um ambiente adequado para as atividades diárias.

    Doações de Materiais Escolares:

    Materiais diversos de papelaria contribuem para as atividades educacionais e lúdicas realizadas com os assistidos.

    Contribuição Financeira:

    Direto na Conta da Instituição:

    Banco: Itaú

    Agência: 6181

    Conta Corrente: 12540-9

    CNPJ: 02.901.317.0001-24 – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

    Conta de Energia:

    Faça doações em sua conta de energia entrando em contato com a SOLLO: 0800-7254873.

    Conta Móvel da OI:

    Contribua através de doações em sua conta de telefone celular da OI, também entrando em contato com a SOLLO: 0800-7254873.

    Biblioteca da Roda

    No calor do movimento Hip Hop, em julho de 2012, nasceu a Biblioteca da Roda, um projeto que encontrou sua essência nos encontros semanais da Roda Cultural do CDC. Uma das características mais atrativas do projeto é o de transcender os limites físicos de uma biblioteca tradicional, transformando-se em uma iniciativa itinerante que leva livros de diversos temas e assuntos diretamente para a comunidade. “Essa abordagem visa não apenas incentivar a leitura, mas também impulsionar o surgimento de novos agentes culturais, criadores e público, eliminando quaisquer obstáculos para o empréstimo ou distribuição de livros.”, explica Gabriel Kopke, poeta e agitador cultural.

    A presença marcante da Biblioteca da Roda vai além das ruas, estendendo-se a eventos como o Natal Imperial, onde uma barraca de distribuição de livros se torna parte integrante do cenário. A participação em campanhas como Cosme e Damião, em colaboração com o CAPS AD, e parcerias com pré-vestibulares sociais destacam o compromisso do projeto com a comunidade em diferentes contextos.

    Como ajudar:

    Quem quiser contribuir com o projeto pode doar livros em bom estado, basta entrar em contato através do perfil no Instagram: @bibliotecadaroda.

    Cães da Casa Azul

    Olivia Hannickel Reiser Vieira, fotógrafa petropolitana, é a mente por trás do Projeto Cães da Casa Azul. Em 2021, Olivia e seu marido, João, decidiram transformar sua paixão por cães em uma missão de resgate e cuidado. O lar temporário para cães resgatados rapidamente evoluiu para um projeto comprometido com a redução da população de cães de rua.

    Ao longo do tempo, o projeto resgatou dezenas de animais, oferecendo-lhes recuperação, cuidado e, o mais importante, encontrando lares amorosos para a maioria deles. A satisfação de testemunhar a transformação e felicidade desses animais é o combustível que impulsiona Olivia, João e todos os amigos envolvidos no projeto.

    Atualmente, 13 animais encontram abrigo na Casa Azul, onde Olivia e João dedicam tempo e amor para garantir que cada um receba o bem-estar que merece. “A iniciativa não se limita apenas ao cuidado direto dos animais, mas também se estende a uma visão educativa. Com o apoio da COBEA, o projeto planeja iniciar, em 2024, um programa educativo, visitando escolas de educação infantil para sensibilizar as crianças sobre a importância de cuidar dos animais.”, conta a idealizadora.

    Como ajudar:

    Doações podem ser realizadas através do PIX (21) 98175-2525. Além disso, o projeto realiza bazares mensalmente, divulgados previamente no perfil do Instagram: @caesdacasaazul.

    Crochemigas

    Nascido da união de mulheres apaixonadas por crochet, o projeto social Crochemigas tece laços de solidariedade e cor em Petrópolis há seis anos. Este coletivo, formado por moradoras locais e algumas crochemigas de outras cidades, tem uma trajetória marcada por calor humano, criatividade e a missão de levar conforto a quem mais precisa. Inicialmente, as amigas produziam coloridos quadradinhos que davam vida a mantas cheias de energia e amor.

    Ao longo do tempo, o projeto cresceu, abraçando a produção de cachecóis, gorros e outros itens, colorindo não apenas os fios, mas também a vida de muitas pessoas. O impacto positivo é palpável, traduzido em sorrisos despertados, abraços distribuídos e o carinho que cada peça carrega.

    E o projeto vai além das doações materiais. Participa ativamente do Natal, erguendo uma árvore de quadradinhos de crochê em frente à Catedral, agradecendo à cidade pelo apoio. Durante as festividades, as crochemigas enviam kits de cachecóis e gorros para o Natal das Famílias, contribuindo com o projeto “Paz no Prato” e doando ponchos a diversos outros projetos sociais.

    Como ajudar:

    Para apoiar o projeto, as pessoas interessadas podem contribuir doando lã, quadradinhos, gorros, cachecóis de crochê ou tricô. O ponto de entrega é na Mr. Hugo, na Rua 16 de Março, nº 50 – Centro. Além disso, todos são convidados para as reuniões mensais na primeira terça do mês na cafeteria Katz, localizada em frente ao Relógio das Flores, a partir das 15h.

    Debutantes das Comunidades

    O projeto Debutantes das Comunidades, do Instituto Ampla Visão, vai além de uma festa, é a construção de memórias preciosas, a realização de sonhos e a afirmação de que todas as jovens merecem sentir-se especiais em um momento tão significativo de suas vidas. A cada edição, o projeto reafirma o poder transformador da solidariedade e da dedicação em construir um futuro mais brilhante para todas as meninas envolvidas. “Nosso baile é um acontecimento, é algo mágico. Ver a realização e a felicidade das nossas meninas não teve e nunca terá preço.”, conta a idealizadora do projeto, Solimar Fidelis, conhecida como Sol.

    Foto: Hugo Carneiro

    Como ajudar:

    Interessados podem contribuir com o projeto doando itens como: brinquedos, balas, pirulitos, refrigerantes, pipocas ou realizando uma doação em dinheiro. Mais informações: (24) 99228-0602.

    Dog’s Heaven

    Em 2009, o Sr. Guilherme Agnew começou a resgatar animais em situações precárias diretamente em sua casa. O impulso de fazer a diferença cresceu e, em 2012, ele alugou um terreno e oficializou a Dog’s Heaven como uma Entidade Filantrópica sem fins lucrativos. Desde então, esse projeto tornou-se um farol de esperança para os cãezinhos abandonados, recolhidos ou resgatados de situações de risco em Petrópolis.

    A Dog’s Heaven é muito mais do que um abrigo; é um lar amoroso que proporciona tratamento, abrigo, carinho e uma oportunidade de vida digna e saudável para aproximadamente 320 animais. Este refúgio de amor conta com o apoio incansável de cerca de 40 voluntários fixos e outros tantos eventuais, tanto na sede quanto nos bazares realizados aos fins de semana em diversos locais da cidade.

    Como ajudar:

    É possível contribuir com o projeto através de doações por PIX: 18.667.467/0001-55 (CNPJ) ou voluntariado. Para mais informações: (24) 99215-3865.

    Foto: Divulgação

    Fazenda Vira-Mundo

    Na Fazenda Vira-Mundo, no Brejal, todas as atividades educativas são voltadas para o bem-estar, para a cultura e a integração com o meio ambiente. Tudo isso a partir de oficinas e aulas regulares para todas as idades no contraturno das escolas da região, abrangendo os 7 focos de atividades da fazenda: conviver, fazer, bem-ser, explorar, criar, observar e debater; cursos profissionalizantes para adolescentes e adultos – como operação e manutenção de máquinas rurais, confecção de doces e geleias, avicultura, produção de mudas, turismo, viveirismo, cultivo de fruteiras e outros – oficinas variadas de artesanato, tear, carpintaria, costura, bordado, culinária, yoga, música e futebol.

    Como ajudar:

    Para saber de que forma é possível contribuir com os projetos comunitários, entre em contato: (24) 99935-3549 ou @fazenda_vira_mundo.

    Lar de Emmanuel

    O Lar de Emanuel, uma instituição filantrópica fundada em 1992, tem sido uma rede de esperança e apoio para a comunidade de Petrópolis ao longo de 31 anos. Localizado na Rua Paulino Afonso, 289, Vila Cristina, o Lar é uma organização sem fins lucrativos, dedicada ao benefício da infância e juventude carentes.

    Foto: Reprodução

    A instituição atende crianças de até 3 anos de idade no serviço de creche, permitindo que mães trabalhem com tranquilidade, sabendo que seus filhos recebem atendimento de qualidade. O Lar de Emanuel não apenas proporciona assistência básica, mas também se dedica à educação, visando o desenvolvimento integral das crianças.

    Como ajudar:

    Doações:

    Banco Itaú

    Agência 9078

    Conta 17460-5

    Banco Santander

    Agência 0215

    Conta Poupança

    60.007.774.3

    Lar de Emmanuel

    CNPJ 36.549.988/0001-90

    Lar Santa Catarina

    Desde sua fundação, em 1995, o Lar Santa Catarina (LSC) acolhe, orienta e ampara crianças, adolescentes e jovens com déficit cognitivo e/ou motor. A missão essencial do projeto é impulsionar a superação de dificuldades e o desenvolvimento de habilidades, criando um ambiente propício para o florescimento de cada indivíduo.

    Foto: Divulgação

    Localizada no bairro Independência, o projeto tem como destaque o programa “Minha Casa”, um abrigo dedicado a crianças e jovens que enfrentam desafios específicos relacionados à deficiência física e mental, demandando cuidados especializados e assistência contínua 24 horas por dia.

    Como ajudar:

    Para realizar uma doação financeira, você pode efetuar um depósito bancário na seguinte conta:

    Conta bancária: 001831-4

    Agência: 6141

    Banco: Itaú.

    Foto: Divulgação

    Você também pode contribuir doando itens como:

    Leite;
    Luva de procedimento;
    Desodorante;
    Prestobarba;
    Shampoo;
    Condicionador;
    Fralda Geriátrica.

    As doações podem ser entregues na sede, localizada na Rua Prefeito Yedo Fiuza, 650 – Independência.

    Paz no Prato

    Idealizado pela nutricionista Patrícia Cunha, o projeto Paz no Prato tem como objetivo divulgar a alimentação 100% vegetal para todas as classes sociais. As atividades do projeto surgiram em 2019, com a organização de uma ceia vegetariana de Natal para moradores em situação de rua.

    Foto: Divulgação

    O projeto ainda assiste famílias que não podem se deslocar, oferecendo uma equipe de voluntários que vai até as residências, quando necessário, centros de apoio ou pontos estratégicos, como parceiros locais.

    Como ajudar:

    Através de doações: (21) 99978-9099 (PIX) ou compra de produtos na loja do projeto. Mais informações: @apaznoprato.

    Insanos MC

    O Insanos MC, o maior moto clube do Brasil, destaca-se não apenas pelo rugir dos motores, mas também por sua missão de fazer o bem. Em Petrópolis, o grupo conta com 22 membros na divisão, que reúnem esforços para realizar ações sociais durante todo o ano. Neste Natal, no dia 23 de dezembro, às 9h, o grupo entregará presentes às crianças carentes em diversos distritos de Petrópolis.

    “Convidados todos os motoclubes da cidade para participarem com a gente dessas ações sociais, porque todos têm a vontade de ajudar o próximo mas, muitas vezes, falta algum tipo de recurso. Então, o objetivo é justamente o de reunir forças!”, conta Evandro Teodoro, diretor administrativo do Insanos MC Petrópolis.

    Foto: Reprodução

    Como ajudar

    Para ajudar, entre em contato no Instagram @insanosmc.div.petropolis ou através dos telefones (24) 99227-8274 e (24) 99216-0289.

    Leia também: Por trás das ações sociais: conheça o trabalho do Insanos MC em Petrópolis

    Instituto Caminho da Roça

    O Instituto Caminho da Roça é mais do que uma organização; é um sonho que floresceu e foi abraçado por uma família dedicada: Janice, Alaor, Fernanda, Felipe e Igor.

    Essa história tem raízes na humildade, na superação de desafios e na promessa pessoal de retribuir às comunidades que moldaram os primeiros passos desta família. “Minha família era muito humilde, cresci em uma comunidade, e prometi para mim mesma que, se um dia fosse possível, apoiaria comunidades, crianças e mulheres com projetos de educação, cultura e empreendedorismo. Em 2019, esse sonho se tornou realidade. Na verdade, ele começou em 2015, com a criação do Festival AgroSerra, em apoio a empreendedores locais.”, conta Janice.

    O Instituto Caminho da Roça, em Secretário, reúne pessoas que acreditam na educação e na cultura como agentes de transformação e onde todas as formas de arte se manifestam e se encontram. O projeto comunitário oferece aulas gratuitas de violão, piano, teclado, canto/coral, sanfona (acordeon), capoeira, fotografia, informática e educação ambiental a crianças e jovens. Aos adultos, aulas de crochê, macramê, costura, culinária e plantas medicinais. 

    Fotos: Reprodução

    O espaço abriga, ainda, uma biblioteca pública que funciona de quarta a sábado das 10h às 17h. Na porta da sede, a comunidade encontra livros para doação e para empréstimo 24h.

    Como ajudar:

    O projeto recebe apoio financeiro de doadores que apoiam o projeto com recursos mensais cujo valor é a disponibilidade de cada um, além de doações avulsas através do PIX para o CNPJ 336430510001-90.

    Além disso, se você possui habilidades ou interesse em ser voluntário, o projeto também acolhe apoio nas áreas de informática, leitura e psicologia.

    Instituto Todos Juntos, Ninguém Sozinho (TJNS)

    Desde 2020, o projeto ‘Todos juntos, ninguém sozinho’, idealizado pela petropolitana Pamela Mércia, ajuda famílias em algum tipo de vulnerabilidade social, trabalha em prol da justiça climática, igualdade de gênero e combate à fome.

    Foto: Divulgação

    Neste fim de ano, o projeto receberá doações para a Campanha de Natal até o dia 23 de dezembro. Os interessados podem realizar doações presencialmente, através da entrega de itens no espaço de arrecadação, na Avenida Barão do Rio Branco, 553 – Centro.

    Além disso, é possível ser um voluntário no mutirão de entrega das doações, que será realizado no dia 23 de dezembro, percorrendo diversas localidades. É possível, também, colaborar com transferências de valores através do PIX: pixtjns@gmail.com, que vai custear as montagens das cestas e custos operacionais de deslocamento. Mais informações: @institutotjns.

    Não Morro Sem Ler

    Em 2021, nasceu o inspirador “Projeto Não Morro Sem Ler”, impulsionado pela ideia do filho de Julio Tavares, que compartilhou a ideia de criar um espaço dedicado à disponibilização de livros em seu bairro. Com o espírito criativo de Julio e o apoio de amigos, uma geladeira velha foi transformada na “geloteca” do projeto, marcando o início de uma jornada voltada para o incentivo à leitura e à cultura nas comunidades Espírito Santo, Amazonas e Rio de Janeiro.

    Para aqueles que desejam apoiar o projeto de leitura, basta entrar em contato através do WhatsApp: (24) 98806-0412 ou pelas redes sociais: @projetonaomorrosemler.

    Reage, Mãe

    Em Petrópolis, a iniciativa inspiradora de Daniela de Freitas Maciel Barboza deu origem ao Projeto Reage, Mãe. Desde 2018, a iniciativa tem sido uma importante rede de apoio e esperança para gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade social. O nascimento do projeto surgiu após uma dolorosa experiência de violência obstétrica na família, marcada por um trágico óbito.

    Como Doula, Daniela não apenas presta assistência social, mas também busca disseminar informação. Reconhecendo o impacto transformador do conhecimento sobre direitos, ela enfatiza que esse saber faz toda a diferença na vida das mulheres, gestantes ou não. “Considero um impacto muito positivo de serviços prestados voluntariamente à comunidade das mães. Hoje somos todas redes de apoio umas das outras. Mexeu com uma mexeu com todas. Temos histórias de sucesso de vidas de mulheres transformadas com o acolhimento. Inclusive, algumas hoje fazem parte do trabalho voluntário da rede Reage Mãe.”, conta a idealizadora.

    Ao longo do ano, o projeto, que possui 300 mulheres cadastradas, oferece uma variedade de atividades e cursos, desde conversas informais até eventos temáticos.

    Como ajudar:

    Para conhecer mais sobre o projeto, basta acessar @Reagemae. Caso tenha o interesse em oferecer ajuda ou ser um parceiro, entre em contato através do número (24) 99284-6199. Se optar por contribuir com qualquer quantia, inclusive R$1,00 (um real), você pode realizar a sua doação através do PIX: danielafreitasreagemae@gmail.com.

    SOS Serra

    A SOS Serra, uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2021 pela designer Gisela Simas, surgiu em resposta à urgente necessidade de auxiliar aqueles em situação de alta vulnerabilidade alimentar, intensificada pelos impactos da pandemia. Inicialmente concentrada na distribuição de cestas básicas em comunidades, a SOS SERRA viu seu papel crescer significativamente em 2022, quando as chuvas devastadoras resultaram em tragédias, deixando 240 mortos e milhares de desabrigados em Petrópolis.

    Desde 2021, a SOS Serra mantém uma parceria valiosa com o Instituto Alpargatas, realizando uma campanha única: “Troca de Cestas Básicas por Havaianas”. Nessa iniciativa, os doadores contribuem com uma quantia específica, comprometendo-se a comprar cestas básicas para distribuição, enquanto recebem, como agradecimento, um par de chinelos Havaianas. Neste fim de ano, para cada doação de R$ 50,00, os doadores receberão dois pares de Havaianas.

    Foto: Divulgação

    Como ajudar

    Segundo Patricia Salamonde, voluntária, existem diversas maneiras de ajudar. “Tem gente que não tem dinheiro, mas pode dedicar algumas horas da semana ao voluntariado. Tem gente que tem dinheiro e não tem tempo, e pode patrocinar alguns projetos, tem gente que é ótimo em redes sociais e pode ajudar com divulgação. Basta querer e procurar a gente!”, explica. Para saber mais, entre em contato através do número: (24) 99303-8885 ou visite: @sos_serra.

    Últimas