• Fazenda Vira-mundo: um espaço comunitário para se conectar com os sonhos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    A Fazenda Vira-mundo surgiu em 2016, quando amigos ligados à educação, arquitetura, filosofia e ecologia se juntaram para fazer, de uma fazenda desativada, um espaço de uso comunitário voltado às pessoas da região do Brejal. 

    Foto: Acervo Fazenda Vira-mundo

    “Queríamos um nome que refletisse a nossa intenção, a de ser um projeto de várias “mãos” e de ação, mas que fosse, ao mesmo tempo, um lugar meio mágico, com espaço para os sonhos de cada um.”, conta um dos colaboradores da equipe. 

    O projeto, que havia começado com crianças das escolas próximas, abraça agora jovens e adultos. No espaço, todas as atividades são voltadas para o bem-estar, à cultura e a integração com o meio ambiente, segundo a equipe, procurando estimular a espiral entre curiosidade e descoberta, pensamento e ação. O que movimenta tudo isso é a ideia de que todos podem transformar e ser transformados por aquilo que os cerca.

    Foto: Acervo Fazenda Vira-mundo

    Foto: Acervo Fazenda Vira-mundo

    O universo mágico da fazenda é construído por inúmeras mãos, que abraçam a missão de não apenas encantar, mas transformar vidas. As oficinas e aulas regulares para todas as idades incluem contraturno para alunos de escolas da região, abrangendo os 7 focos de atividades da Fazenda Vira-mundo: conviver, fazer, bem-ser, explorar, criar, observar e debater; cursos profissionalizantes para adolescentes e adultos, como operação e manutenção de máquinas rurais, confecção de doces e geleias, avicultura, produção de mudas, turismo, viveirismo, cultivo de fruteiras e outros; oficinas variadas de artesanato, tear, carpintaria, costura, bordado, culinária, yoga, música e futebol. Além disso, o espaço promove festivais, feiras e apresentações sazonais, como festivais de cinema, feiras de produtos locais e apresentações musicais. 

    Foto: Acervo Fazenda Vira-mundo

    Ano passado, o tema das oficinas foi a obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas. Este ano, o tema é uma peça de teatro musical infantil, inspirada no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, Os Saltimbancos.

    Foto: Acervo Fazenda Vira-mundo

    Além de todas essas atividades, a Fazenda ainda oferece a oportunidade de visitas guiadas, para que as pessoas conheçam o projeto comunitário; a produção de pães e queijos; a manutenção dos animais e plantas no local. A Vira-mundo conta, ainda, com espaços disponíveis para iniciativas independentes: o restaurante e a lojinha, criados para ampliar o convívio entre produtores e consumidores locais; iniciativas ligadas ao bem-estar, como consultório odontológico, spa e atividades físicas. 

    Foto: Acervo Fazenda Vira-mundo

    O projeto não tem fins lucrativos e, por isso, a maioria dos cursos são gratuitos. A Fazenda Vira-mundo fica na Estrada do Brejal, 1500, Posse.

    Últimas