• Projeto de escola municipalizada em Vila Rica é finalista em prêmio nacional de aprendizagem solidária

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/11/2020 12:12

    Alunos do 9º ano da Escola Municipalizada Santa Terezinha, no Vila Rica, desenvolveram um projeto que está entre os nove finalistas da categoria Escola Pública do Prêmio Aprendizagem Solidária. O projeto foi selecionado entre 223 iniciativas de escolas de todo o Brasil. No ano passado, os alunos, junto com os professores Ana Carolina Kapler e Ronaldo Yallouz, desenvolveram o Vila Recicla, uma produção audiovisual com a temática ambiental e social dentro da comunidade.

    A produção foi uma parceria entre a escola e a comunidade, e tinha como principal objetivo identificar e despertar o interesse para problemas ambientais e o protagonismo juvenil em mudar essa realidade. Os alunos do 9º ano fizeram uma produção audiovisual mostrando a realidade do bairro e a transformação que o projeto proporcionou.

    No ano passado, a produção participou do Festival de Vídeo promovido pela Secretaria de Educação e foi apresentado neste ano no Seminário de Boas Práticas, também promovido pela Secretaria de Educação. Agora, a escola recebeu a notícia de que o projeto foi selecionado e está entre os nove finalistas na categoria escola pública. No estado do Rio, apenas 3 instituições foram selecionadas nessa categoria: além da Escola Santa Terezinha, concorrem uma escola da capital e outra de Campos do Goytacases.

    O 1º Prêmio Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam, é uma iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária (RBAS), com a parceria do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Instituto Singularidades, do Movimento Futuro, da Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) no Brasil, da Mori Educação e apoio do Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS). 

    A premiação dará, além do reconhecimento público a três projetos ou experiências melhor avaliados em cada uma das quatro categorias, um apoio financeiro e formativo para potencializar e ampliar suas ações de aprendizagem e de solidariedade para a comunidade. Os resultados serão divulgados no dia 26 de novembro no site do CENPEC.

    Leia também: Festival de Cinema de Petrópolis terá versão online

    Últimas