Projeto de escola municipalizada em Vila Rica é finalista em prêmio nacional de aprendizagem solidária
Alunos do 9º ano da Escola Municipalizada Santa Terezinha, no Vila Rica, desenvolveram um projeto que está entre os nove finalistas da categoria Escola Pública do Prêmio Aprendizagem Solidária. O projeto foi selecionado entre 223 iniciativas de escolas de todo o Brasil. No ano passado, os alunos, junto com os professores Ana Carolina Kapler e Ronaldo Yallouz, desenvolveram o Vila Recicla, uma produção audiovisual com a temática ambiental e social dentro da comunidade.
A produção foi uma parceria entre a escola e a comunidade, e tinha como principal objetivo identificar e despertar o interesse para problemas ambientais e o protagonismo juvenil em mudar essa realidade. Os alunos do 9º ano fizeram uma produção audiovisual mostrando a realidade do bairro e a transformação que o projeto proporcionou.
No ano passado, a produção participou do Festival de Vídeo promovido pela Secretaria de Educação e foi apresentado neste ano no Seminário de Boas Práticas, também promovido pela Secretaria de Educação. Agora, a escola recebeu a notícia de que o projeto foi selecionado e está entre os nove finalistas na categoria escola pública. No estado do Rio, apenas 3 instituições foram selecionadas nessa categoria: além da Escola Santa Terezinha, concorrem uma escola da capital e outra de Campos do Goytacases.
O 1º Prêmio Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam, é uma iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária (RBAS), com a parceria do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Instituto Singularidades, do Movimento Futuro, da Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) no Brasil, da Mori Educação e apoio do Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS).
A premiação dará, além do reconhecimento público a três projetos ou experiências melhor avaliados em cada uma das quatro categorias, um apoio financeiro e formativo para potencializar e ampliar suas ações de aprendizagem e de solidariedade para a comunidade. Os resultados serão divulgados no dia 26 de novembro no site do CENPEC.
Leia também: Festival de Cinema de Petrópolis terá versão online