Festival de Cinema de Petrópolis terá versão online
A quinta edição do Festival de Cinema de Petrópolis será realizada de 18 a 22 de novembro com atividades online neste período de pandemia. A programação, que busca transformar a vida das pessoas por meio da arte, com troca de experiências e capacitação, será dividida entre: Mostras de Filmes, Petrópolis Conference, Casa do Autor Roteirista, Ação Social e Homenagem aos Heróis Anônimos. A inscrição para participar das atividades é gratuita e pode ser feita através deste link.
As Mostras de Filmes, realizadas online no site do festival, inlcuem Panorama Nacional; filmes como Jovens Polacas e Virando a Página, Mostra de Curtas, GloboFilmes/GloboNews e Mostra de Curtas Universitários.
A programação do Petrópolis Conference terá capacitação de quatro horas por dia com grandes nomes do meio acadêmico e do mercado audiovisual. Entre os nomes confirmados estão o do produtor de efeitos especias Wesley Barnard, que trabalhou em filmes como Mad Max, Bem-Hur e Velozes e Furiosos 6; Juan de Dios Larrain, ganhador do Oscar com o filme Uma Mulher Fantástica; eSandy Lieberson, que foi presidente de produção da 20th Century Fox e supervisionou a produção de filmes de Herzog , Bertolucci, Kurosawa e Ridley Scott. Além disso, autores, executivos e atores vão debater sobre o momento atual do audiovisual, mídias, formatos e gêneros. Entre as presenças confirmadas para falar sobre as tendências do setor estão Raphael Montes, autor da série Bom Dia, Verônica, que vai dividir a mesa com o ator Du Moscovis; Alexandre Fraga, autor da série Impuros, estará com André Gonçalves debatendo a criação da série e o painel Na Ativa e Suas Narrativas.
A Casa do Autor Roteirista vem com o ciclo de palestras Histórias para Unir o Brasil (HUB), debatendo o tema com os autores e referências na arte e no mercado, entre eles Luiz Carlos Barreto, Cacá Diegues, Leonardo Monteiro de Barros, Renato Meireles e Alessandra Ruiz.
Na Homenagem aos Heróis Anônimos o festival buscará exaltar as pessoas que, através de sua profissão, mas também com o impulso da solidariedade e da compaixão, fizeram a diferença.
Ação social: este ano o Festival de Cinema de Petrópolis vai destinar 100% da arrecadação do Petropolis Conference para o Retiro dos Artistas.