• Profissionais da Educação planejam novo ato para cobrar reajuste salarial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Ato será neste sábado, na Praça Dom Pedro

    25/08/2022 18:09
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Ainda sem respostas sobre o reajuste salarial da categoria, profissionais da educação farão uma manifestação no próximo sábado, a partir das 14h, na Praça Dom Pedro. De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), o objetivo do ato é cobrar da Prefeitura o dissídio que deveria ter sido divulgado em julho – mês em que ocorrem as negociações. 

    Daniel Salomão, coordenador geral do SEPE, explica que o ato conta com apoio da categoria, mas também é aberto a todos os servidores públicos por se tratar, prioritariamente, do dissídio e vale-alimentação, pauta comum a todas as categorias de servidores públicos estatutários.

    Ele acrescenta que os servidores públicos municipais permaneceram na ativa durante o período mais crítico de nossa cidade, que foi a pandemia. Em seguida, a calamidade pública em função das fortes chuvas do início deste ano. “Em adição a toda essa situação de forte pressão e desgaste a população em geral vem sofrendo com o alto índice da inflação, tanto o IPCA quanto o INPC apontam percentuais acima de 10% para a inflação do período dos últimos 12 meses”, lembra Daniel.

    O coordenador ressalta que a última recomposição salarial para os servidores públicos municipais de Petrópolis foi dada em 2019 com o baixo índice de 4,3% e que tiveram também a incorporação do percentual de 6,2% prometido pelo atual prefeito, Rubens Bomtempo, em 2016, mas que só foi incorporado ano passado através de intervenções judiciais movidas pelo SEPE e SISEP.

    “Toda essa situação culmina agora com um forte sentimento de desvalorização amplificado pelo pouco caso do governos municipal que mesmo após quase dois meses transcorridos do período de negociações, sequer se manifestou no sentido de fazer uma contraproposta frente à proposta inicial de 20% de recomposição solicitada pelo SEPE”, diz.

    “Só nos resta agora enquanto categoria dos servidores municipais cobrar do poder executivo municipal na figura do seu representante maior o prefeito Rubens Bomtempo, a tão falada valorização dos seus servidores mas que, infelizmente, valorização esta que na prática não é aplicada. Essa cobrança se dará agora nas ruas em um ato puxado pelo SEPE, mas que contará com toda a categoria dos profissionais da educação e também representantes de outros setores do serviço público”, finaliza o coordenador.

    Leia também: Profissionais da Educação cobram reajuste salarial da categoria

    Últimas