• Professora ajuda gratuitamente estudantes que vão prestar o Enem

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/10/2021 13:33
    Por Jussara Madeira

    As dificuldades enfrentadas pelos estudantes da rede pública de ensino que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 vão desde a carência de acesso a internet até a falta de contato com os professores durante a pandemia. Principalmente para eles, o ensino a distância não funcionou. Sensibilizada com a realidade destes jovens, a professora Olívia Fernandes Bogo está fazendo uma busca ativa de estudantes da rede pública para dar orientações sobre técnicas de redação e dicas de Linguagem gratuitas nesta reta final de preparação. As provas do Enem estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro.

    Pelas redes sociais, ou em contato com colegas professores da rede pública, a professora vem tentando ajudar o máximo de alunos possíveis. Olívia, que é doutoranda em Linguística pela UFRJ, chegou a dar aulas gratuitas no ano passado.

    “Como professora acho justo oferecer o que posso para ajudar esses estudantes”, explicou. No ano passado, Olívia chegou a formar uma turma para um vestibular social juntamente com colegas professores, mas a adesão foi baixa, isto porque, muitos alunos desistiram de prestar o exame. A edição passada do Enem teve uma abstenção de mais de 51%.

    Esse ano, como não conseguiu montar uma turma para dar as aulas, Olívia pretende ao menos tirar as dúvidas nesta reta final e ajudar de alguma forma. “Estou disponibilizando minhas aulas sobre redação, sobre o gênero dissertativo-argumentativo, sobre as cinco competências do Enem e outros tópicos a respeito desse exame. Posso corrigir a redação deles até mês que vem, data do Enem”, contou.

    Criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes, as notas do ENEM podem ser usadas para o acesso ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).

    Quem quiser entrar em contato com a professora basta enviar e-mail para oliviabogo@letras.ufrj.br.

    Últimas