• Prefeitura orienta sobre testes para covid-19: quem deve fazer e qual deles?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/12/2020 09:57

    A Secretaria Municipal de Saúde pediu atenção à população para a busca por testes rápidos para covid-19. Segundo o município, os testes rápidos apenas apontam pessoas que já estiveram doentes, mesmo sem apresentar sintomas, ou que tiveram contato com o vírus em algum momento. Os exames mostram os anticorpos criados pelo organismo justamente para combater a doença. “Quem está doente, neste momento, ainda não possui os anticorpos, ou seja, terá sempre um resultado falso negativo”, alerta a secretária Fabíola Heck. 

    A orientação é que pessoas que apresentam sintomas neste momento busquem auxílio nos pontos de apoio, e não os testes rápidos. Nos locais, instalados no Centro da cidade e em Itaipava, os pacientes passarão por uma avaliação médica e, de acordo com a necessidade diagnosticada pelos profissionais, poderão ser encaminhados aos testes de PCR (SWAB), para detecção da doença e orientações a respeito de isolamento domiciliar ou internação. “Temos visto pessoas se sentindo mal indo fazer os testes rápidos nos bairros. Pedimos para que não façam isso e que procurem os pontos de apoio caso estejam passando mal neste momento”, explicou a secretária.

    O prefeito Bernardo Rossi voltou a pedir que a população mantenha os cuidados, se protegendo do coronavírus. “Todas as medidas têm como base nosso compromisso em salvar vidas. Intensificamos todas as nossas ações para que a população não sofra. Mesmo assim precisamos pedir total apoio por parte dos petropolitanos. Muitas pessoas ainda têm se aglomerado e não cumprido as regras básicas para sua própria proteção. Não podemos deixar os cuidados de lado porque a pandemia ainda não acabou. Vamos fazer tudo o que está a nosso alcance para zelar pela saúde dos petropolitanos”, afirmou. 

    Para a secretária de Saúde do município, Fabíola Heck, a colaboração da população é de extrema importância neste momento. “Muitas pessoas ainda não perceberam o tamanho da responsabilidade que têm em suas mãos. Se cada um não fizer a sua parte jogaremos fora tudo o que conseguimos. Muitas famílias estão se contaminando porque estão se aglomerando em suas próprias casas. Por isso é importante não fazer esses eventos nem mesmo em casa, evitar as visitas de familiares e, em caso de extrema necessidade, usar sempre as máscaras”, disse a secretária.

    Leia também:  Procura quase triplica nos pontos de apoio para covid-19 e falta de médicos preocupa

     

     

    Últimas