• Prefeitura mobiliza mais de 200 homens para os serviços pós-chuva na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/01/2020 11:21

    O trabalho da prefeitura para a limpeza de vias afetadas pela chuva teve sequência durante toda a noite de quarta (8) e madrugada desta quinta-feira (9). Na manhã hoje, a atuação da Comdep e das secretarias de Serviços e de Obras acontece em diferentes pontos nos bairros Quitandinha, Castelânea, Centro e Bingen. A prefeitura mobiliza mais de 200 funcionários entre limpeza e o atendimento às famílias, incluindo também Defesa Civil, Assistências Social, Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e CPTrans.

    Limpeza teve início na noite de quarta-feira e seguiu pela madrugada.

    A Comdep começou ainda na quarta a fazer a raspagem de terra, lavagem de ruas e retirada de folhagem e lixo que ficaram agarrados em tampas de bueiros na Cel. Veiga, Washington Luiz, Capela, Bingen, Francisco Manoel, Rua Teresa, General Osório, Rua do Imperador, Alencar Lima, Av. Piabanha, Nelson de Sá Earp. Locais como Rua México, General Rondon, Olavo Bilac, Av. Barão do Rio do Branco, Dr. Sá Earp, Cristóvão Colombo, Conde D’Eu e Olavo Bilac estão sendo atendidas nas primeiras horas desta manhã.

    Leia também: Inmet emite alerta laranja para a Região Serrana: previsão é de mais chuva

    Leia também: Defesa Civil mantém estado de alerta após temporal

    “Em alguns locais estamos usando máquinas para agilizar a remoção da lama e também acionamos caminhões-pipas para fazer a lavagem de ruas”, diz o presidente da Comdep, Wagner Silva.

    A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias contabiliza 15 imóveis interditados por conta da chuva desta quarta-feira, sendo sete na Rua Piauí, cinco na Rua Alagoas e mais um na Rua Rio de Janeiro, todos esses no Quitandinha. Também estão interditadas casas na Rua Atílio Marotti, no Retiro, e na Rua dos Ferroviários, no Alto da Serra. São 124 ocorrências cadastradas na Defesa Civil do início da chuva de ontem até o momento. O ponto de apoio do Amazonas, no Quitandinha, a Escola Municipal Stefan Zweig, está aberto, mas os desalojados estão em casas amigos ou parentes. Ao todo, 33 famílias foram cadastradas pelas equipes da Secretaria de Assistência Social.

    Leia também: Depois de duas horas de chuva, água baixa e deixa visível rastro de sujeira e destruição

    Na quarta-feira, na Rua João Xavier, no Bingen, o pluviômetro registrou 96,4 milímetros de chuva em uma hora. No Dr. Thouzet o acumulado chegou a 85 mm no mesmo período. Todo o corpo técnico da Defesa Civil permanece nas ruas realizando os atendimentos. “A previsão para hoje é de mais 45 milímetros de chuva. É importante que os petropolitanos estejam atentos”, explica o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato.

    A Secretaria de Assistência Social está acompanhando 33 famílias e avaliando a situação de cada uma para analisar quais se enquadram nos requisitos do Aluguel Social.

    De quinta-feira (2) passada até hoje são 383 ocorrências cadastradas e que estão sendo atendidas pelo corpo técnico da pasta. A Defesa Civil ressalta que o trabalho está sendo feito da melhor maneira para atender os moradores no menor tempo possível.

    “Apesar do verão, as chuvas estão mais de sete vezes acima do previsto e esperado para a nossa cidade. As equipes estão nas ruas e permanecem de prontidão”, completa o secretário de Defesa Civil.

    Leia também: Raio atinge casa, provoca incêndio e deixa criança ferida

    Últimas