• Inmet emite alerta laranja para a Região Serrana: previsão é de mais chuva

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/01/2020 16:19

    A forte chuva que os institutos de meteorologia estimavam que chegaria apenas na sexta-feira ocorreu antes do previsto. A intensa pancada na tarde dessa quarta-feira (8) registrou um volume de chuvas de 90 milímetros em menos de uma hora, e a situação causou problemas em diversas partes da cidade. Ainda que a frente fria prevista para o fim de semana não esteja descartada, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja (risco de moderado para grave) para a região Serrana nessa quarta-feira, e informou que novas tempestades podem ocorrer ao longo  da quinta-feira (9).

    Leia também: Defesa Civil mantém estado de alerta após temporal: já são 45 ocorrências

    Desde a última semana, o acumulado de chuvas no Centro já passa de 300 milímetros, um índice superior ao normal esperado para a primeira semana do ano. De acordo com o Inmet, até a próxima semana devem continuar havendo pancadas de chuva fortes em toda a Região Serrana. A causa do fenômeno é a ocorrência de um aumento do índice de vaporização dos rios e de condensação do ar, o que provoca chuvas mais fortes do que o comum. “Assim como informamos, tudo isso é consequência de um aumento natural das temperaturas. Quanto mais quente, mais água evapora dos rios, e assim mais fortes são as chuvas. Desde o início de dezembro as ocorrências de chuvas isoladas por todo o estado aumentaram de maneira significativa. O aumento das temperaturas está fazendo até mesmo com que chova antes do previsto e com mais intensidade. Por isso os órgãos locais devem continuar alertas”, explicou a meteorologista do Inmet, Marlene Leal.

    Leia também: Chuva: vídeo mostra enxurrada na GE Celma. Água entrou no pátio de turbinas

    Para esta quinta-feira, as temperaturas devem permanecer estáveis, variando entre 20º e 28º graus. Todavia, o alerta dos institutos meteorológicos permanecem, e a qualquer momento da tarde novas pancadas de chuva e tempestades com trovoadas podem ocorrer. O Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo e que só saia de casa com extrema necessidade. Além disso, é recomendável que se desligue os aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

    Em casos de fortes chuvas ou de qualquer sinal de instabilidade no terreno, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil caso note algum risco de perigo no imóvel ou terreno. Os moradores devem ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva. A ligação e o serviço são gratuitos.

    Leia também: Raio atinge casa, provoca incêndio e deixa criança ferida

    Últimas