• Prefeitura fará contrato emergencial para manutenção do Sistema de Alerta e Alarme

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  • 06/08/2020 09:51

    Depois de mais de um ano em que foi notificada sobre o fim do custeio do Sistema de Alerta e Alarme por parte do governo do estado, a prefeitura de Petrópolis anunciou que fará um contrato emergencial com a empresa que atualmente realiza a manutenção dos esquipamentos no município. O contrato com a Gridlab terá vigência até dezembro deste ano.

    O sistema foi implantado em Petrópolis e outros 12 municípios do estado do Rio em 2011. A Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec) custeou o sistema até maio deste ano – período no qual os municípios deveriam desenvolver autonomia e capacitação para assumi-los. O Sistema de Alerta e Alarme é composto por conjuntos de sirenes – são 20 no município -, software, pluviômetros e medidores monitorados remotamente. O município foi notificado no dia 28 de maio de 2019 sobre o fim do custeio neste ano.

    A Gridlab foi a empresa responsável pela manutenção dos 20 conjuntos de sirenes em Petrópolis desde 2013, e em mais três municípios da Região Serrana – Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim. Em maio, quando o Governo do Estado anunciou o fim do prazo de subsídio do sistema, a empresa entrou na Justiça pedindo que o Estado cumprisse o contrato firmado, que tem vigência até setembro deste ano. Apesar da suspensão do subsídio do governo, a empresa informou que manteve o serviço de manutenção do sistema.

    Segundo a prefeitura, está previsto um novo processo de licitação para a manutenção do serviço a partir do ano que vem. Durante o período da pandemia, o sistema tem sido usado para alertar e orientar a população sobre medidas de prevenção contra o coronavírus.

    *Atualizado às 9h49

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