• Prefeitura do Rio retira 181 toneladas de resíduos de bueiros em 33 dias da Operação Ralo Limpo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/08/2021 13:57
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Prefeitura do Rio removeu, entre os dias 5 de julho e 6 de agosto, 181 toneladas de resíduos durante a Operação Ralo Limpo, que resultou na limpeza e desobstrução de 2.156 bueiros de 25 vias públicas com maior recorrência de alagamentos e bolsões de água na cidade. Coordenada pelo Centro de Operações Rio (COR), a iniciativa faz parte do planejamento estratégico do Plano Verão 21/22, para o período chuvoso entre os meses de novembro de 2021 e abril de 2022.

    Com 435 profissionais da Comlurb e da Secretaria de Conservação, as equipes trabalharam em todas as regiões da cidade. Ao todo, 1.318 caixas de ralos foram limpas, com a desobstrução de 8.197 metros de rede de drenagem. O roteiro contemplará 50 vias da cidade até o mês de setembro, com base em mapeamento feito pelo Centro de Operações Rio. O trabalho envolve ainda equipes da Rio Águas, CET-Rio, Guarda Municipal e as subprefeituras.

    A ação antecipa em dois meses o calendário de limpeza, permitindo não só a conclusão do trabalho antes do período chuvoso, como o desenvolvimento de projetos e soluções a longo prazo. As operações ocorrem em horários alternativos, fora dos períodos de rush, para minimizar os impactos no trânsito.

    Os agentes atuaram nas avenidas Presidente Vargas e Beira Mar, ruas dos Inválidos, Rezende e Frei Caneca, no Centro; avenida Francisco Bicalho, no Santo Cristo; estrada da Barra da Tijuca e avenidas Armando Lombardi, Ministro Ivan Lins e Ayrton Senna, na Barra da Tijuca; estrada da Pedra, em Guaratiba; Estrada de Jacarepaguá, no Anil; rua Felipe Cardoso, em Santa Cruz; avenida Ministro Edgard Romero, em Madureira; rua Cândido Benício, no Campinho, avenida Ernani Cardoso, em Cascadura; rua Bela, em São Cristóvão; ruas Silva Freire e Vinte e Quatro de Maio, no Engenho Novo; rua Bulhões de Marcial, em Vigário Geral; estradas da Bica e do Galeão, na Ilha do Governador; e no Campo de São Cristóvão; avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa, na Lagoa.

    Últimas