Prefeitura busca recursos para recuperar a pista sentido Centro da Barão do Rio Branco
Nem todo mundo sabe, mas as obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) na Barão do Rio Branco incluem apenas a pista sentido Retiro. Isso porque a outra pista não fazer parte da Estrada da União e Indústria (que está recebendo as obras determinadas pela Justiça). A pista sentido Centro da Avenida Barão do Rio Branco é de responsabilidade do Município e deverá ser reformada pela Prefeitura. Em nota, o governo municipal disse que pretende realizar o trabalho e, para isso, vai buscar recursos para a sua viabilidade.
Leia também: Com 306.678 moradores, Petrópolis se mantém como a nona cidade mais populosa do Estado
Originalmente, a Estrada União e Indústria começa na esquina da Avenida Barão do Rio Branco com a Rua 13 de Maio, no Centro, e segue até o distrito da Posse. Uma parte desse trecho, cerca de 25 km até Pedro do Rio, é de responsabilidade do governo federal, por isso a obra de revitalização que começou em maio está sendo feita pelo Dnit. O outro trecho, de Pedro do Rio à Posse, é de responsabilidade do Estado, ou seja, as obras devem ser feitas pelo DER.
A pista sentido Centro da Barão do Rio Branco foi construída anos depois e pertence ao governo municipal, por esse motivo não entrou no projeto de revitalização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. A duplicação da Avenida Barão aconteceu no governo Paulo Rattes, no início dos anos 80.
Revitalização da União e Indústria: primeira fase da obra segue até o Retiro
A primeira fase da revitalização da Estrada União e Indústria segue com a pavimentação e obras de drenagem até a região do Retiro, perto da 105ª Delegacia de Polícia. Depois a obra segue em mais etapas até chegar em Pedro do Rio. Além do novo asfalto, obras de contenção e drenagem o projeto executivo conta também com intervenções em calçadas, baias de ônibus, sinalização, entre outros.
Segundo a Prefeitura, no trecho de Itaipava, as duas pistas na região da Granja Brasil constam no projeto executivo da obra e também vão passar por intervenções. A reforma da União e Indústria faz parte de a ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), em 2009. Após a conclusão a estrada passa a ser de responsabilidade da Prefeitura.