Prefeitura anuncia abertura de 37 novos leitos de UTI para pacientes com covid-19
A Prefeitura de Petrópolis vai abrir 37 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o atendimento exclusivo de pacientes infectados pela covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os leitos já começaram a ser oferecidos no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) e também serão disponibilizados no Hospital SMH e no Hospital Alcides Carneiro (HAC).
Nessa quinta-feira (10), sete leitos foram abertos no HNSA, no Valparaíso, dando início à transferência imediata de pacientes que aguardavam nas UTIs de outras unidades. Neste final de semana, outros dez leitos de UTI comum, no primeiro andar do hospital, serão readequados para o tratamento de pacientes de covid e a previsão é de que estejam disponíveis para o atendimento na próxima segunda-feira (14).
O Hospital SMH vai disponibilizar um total de 10 leitos de UTI para casos de covid-19, cinco até este sábado (12) e mais cinco na próxima semana. Os outros 10 leitos serão abertos no HAC, em Corrêas, a partir de segunda-feira (14).
Além da abertura de leitos, o município também está formando as equipes para atuar nas unidades. “Estamos trabalhando para a formação das equipes que estarão à frente deste trabalho, mas alguns médicos que atuariam nas unidades foram afastados por estarem enquadrados no grupo de risco da covid-19 e outros contraíram a doença”, explicou a secretária de saúde, Fabíola Heck.
Nesta quinta-feira, a taxa de ocupação de leitos clínicos pelo SUS alcançou 51,85% e de leitos de UTI, 68,75%.
Leia também:
Procura quase triplica nos pontos de apoio para covid-19 e falta de médicos preocupa