• Prefeitura ainda não publicou lista de vacinados; secretário diz que envia nomes aos MPs federal e estadual

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/02/2021 15:01
    Por Janaina do Carmo

    A Prefeitura de Petrópolis ainda não publicou no site a listagem completa dos vacinados contra a covid-19, conforme recomendação dos Ministérios Públicos federal e estadual. O secretário de Saúde Aloísio Barbosa Filho, em entrevista à Tribuna disse que a lista é enviada regularmente aos órgãos e que “está em conversa” com os procuradores e promotores.

    “A lista é enviada para os ministérios e diariamente é atualizada no sistema de informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), do Ministério da Saúde, conforme preconiza o governo federal”, explicou o secretário de Saúde, que na manhã desta quarta-feira (10), acompanhou o início da vacinação dos idosos acima de 95 anos que está acontecendo em dois postos volantes – na Universidade Católica de Petrópolis (UCP) no Centro e no Parque Municipal de Itaipava.

    Os ministérios públicos Federal e Estadual fizeram a recomendação no fim de semana depois de denúncias de “fura-fila” da vacina contra a covid-19. No documento, eles solicitaram que a Prefeitura publicasse a listagem no site em até 48 horas, e caso não fosse publicada poderia ser aberta uma ação civil pública.

    A recomendação era que a Secretaria de Saúde disponibilizasse em seu site o nome dos vacinados contra a doença, detalhando a data e o local da aplicação da vacina e demais informações sobre a função e em que grupo a pessoa imunizada se enquadra.

    Para investigar as denúncias de “fura-fila” os ministérios públicos abriram um procedimento que corre sob sigilo. Segundo eles, as denúncias apontam que jovens e pessoas que não trabalham na área médica postaram fotos em redes sociais recebendo a dose da vacina. As irregularidades teriam acontecido no Hospital Alcides Carneiro (HAC) e em outras unidades de saúde.

    A Prefeitura também informou que abriu uma sindicância para apurar rigorosamente as denúncias, que “o procedimento segue em curso” e que forneceu toda a documentação solicitada pelos ministérios públicos.

    Últimas