• Prefeitos assinam carta de repúdio à Enel e exigem Plano de Contingência da empresa para as chuvas

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  • Gestores municipais se reuniram em busca de soluções para evitar novos problemas com energia

    28/11/2023 14:58
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Prefeitos de diferentes municípios do estado do Rio se reuniram, na manhã dessa segunda-feira (27), no Theatro Municipal de Niterói, para buscar soluções para a crise do setor elétrico gerada pela concessionária Enel.

    O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, participou do encontro. O grupo assinou uma Carta de Repúdio à Enel, exigindo um Plano de Contingência da empresa para as chuvas.

    “É lamentável tudo o que estamos vivendo. São cidades que estão sendo vítimas do mau serviço prestado pela Enel. A reunião foi muito importante, porque esses municípios pactuaram uma ação conjunta. Temos que enfrentar juntos esse grande problema que está aí chegando. Porque, no verão, as chuvas são constantes. É preciso que a Enel tenha um Plano de Contingência para as chuvas, reforçando as suas equipes, para que o restabelecimento de energia seja feito sempre de forma rápida”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

    Saiba mais: Procon Petrópolis aponta medidas que podem ser tomadas por consumidores que tiveram fornecimento de água ou energia elétrica interrompidos

    O presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Coruja, também participou do encontro.

    Relembre o caso

    Nas chuvas do feriado prolongado de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), cerca de 12 mil clientes chegaram a ficar mais de 36 horas sem energia elétrica em Petrópolis. Sendo que o prazo (segundo resolução da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica) para áreas urbanas é de 24 horas e, para áreas rurais, 48 horas.

    Leia também: Quase uma semana após chuva, locais de Petrópolis seguem sem energia elétrica

    A Prefeitura, na ocasião, montou um Gabinete de Crise e também colocou o Procon de Petrópolis à disposição da população para formalizar denúncias contra a concessionária. Para isso, é preciso que o consumidor apresente, na sede do Procon, qualquer fatura da Enel, número de protocolo (caso tenha), documento de identidade e CPF. Todos os casos serão encaminhados ao Judiciário para fins de ressarcimento, tanto por danos morais como eventuais perdas materiais.

    O Procon Petrópolis funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e fica na Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33, no Centro (na Praça Visconde de Mauá – Praça da Águia). A sede em Itaipava funciona das 10h às 16h, na Estrada União e Indústria, 10.800, no Centro da Cidadania.

    Os consumidores também podem enviar e-mail para o endereço: atendimentoprocon@petropolis.rj.gov.br .

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