A agência histórica dos Correios localizada na Rua do Imperador, no Centro de Petrópolis, irá ficar fechada temporariamente, a partir desta terça-feira (02), para a realização de uma reforma. Um cartaz colado na porta da unidade informa sobre o fechamento.
Segundo os Correios, o prédio está sendo desocupado para que o restauro seja iniciado. Todo o efetivo da unidade será deslocado para outras agências, para que o atendimento aos clientes seja mantido. A entrega interna da agência será realizada pelos Centros de Distribuição localizados na Rua Marechal Floriano Peixoto, 91, 2º Andar; e Rua Mosela, 1.378.
Como alternativa, os clientes poderão ser atendidos nas agências AC Itaipava – Estrada União Indústria, 11.870, Itaipava; AC Posse – Estrada Silveira da Mota, 42, Posse; AC Pedro do Rio – Estrada União e Indústria, 19.297, Pedro do Rio; AGF Coronel Veiga – Rua Coronel Veiga, 1.988, Coronel Veiga; AGF Cidade Imperial – Rua Dezesseis de Março, 322, Centro; e AGF Polo Bingen – Rua Bingen, 2.170, Bingen.
Além disso, a instituição se posicionou afirmando que a atual gestão não irá vender o prédio, como foi cogitado em anos anteriores.
Sindicato se posiciona
O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro (Sintect-RJ) divulgou que cobra, há oito anos, a manutenção e restauração do prédio. Segundo o sindicato, a empresa “negligenciou suas responsabilidades” e isso resultou em uma ordem judicial com multa diária de R$ 50 mil caso o local não fosse fechado neste primeiro dia de abril e as obras necessárias iniciadas.
Ainda de acordo com o Sintect, os trabalhadores estão sendo ameaçados com deslocamentos para unidades distantes, o que resulta na perda de funções e gratificações. Além disso, a empresa teria realizado sorteios para decidir quem e para onde serão os deslocamentos.
Prédio histórico em Petrópolis
O prédio, inaugurado em 12 de novembro de 1922, foi construído especialmente para ser a sede dos Correios. O serviço já funcionava em Petrópolis desde 1848, por determinação de Dom Pedro II, um dos mais antigos do país, mas ganhou uma sede já no governo de Epitácio Pessoa.