• Prédio abandonado há 19 anos na Rua Teresa será reformado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/03/2023 03:10

    Depois de 19 anos de ‘aquisição’, o prédio de propriedade do Inpas, o Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público de Petrópolis, poderá, enfim, ser usado. Mas, abandonado desde a sua construção, vai precisar ser reformado.  O prédio fica na Rua Teresa, número 459, e está avaliado em R$ 5 milhões. Em 2004, ainda no governo Bomtempo, foi iniciada a sua construção em um terreno do município, em regime de permuta com a empresa MHD Empreendimentos Imobiliários, que venceu licitação. Em troca, o Inpas teria a posse de algumas salas enquanto lojas, pelo menos sete, seriam livremente comercializadas.  O ‘habite-se’ foi concedido em 2008 e apenas as lojas foram ocupadas pelo comércio.

    Cinco governos se passaram

    Ao longo desses anos, as salas que pertencem ao Inpas foram se deteriorando.  Desde 2004 se passaram cinco governos: Bomtempo; e de novo Bomtempo, reeleito; Mustrangi; Bomtempo; Bernardo Rossi; Hingo Hammes, por apenas um ano e, agora, Bomtempo novamente. Na gestão de Rossi se levantou a possibilidade de reformar o prédio e ele ser cedido pelo Inpas à prefeitura para instalação de secretarias no local, mas ficou só na conversa.  

    Pouco valor de reforma

    Agora, a licitação vai ser feita no dia 24, ao valor máximo de R$ 751 mil. Pela situação das salas cheias de infiltrações e vazamentos – tetos e paredes nem chegaram a receber acabamentos e nem existe explicação para que a obra não tivesse sido concluída- a gente acha pouco. Também achamos pouco o prazo entre o anúncio do certame – feito ontem – e a data da disputa.  Mas, vamos torcer para que apareçam empresas interessadas.

    As fotos são de 2017, ou seja, ainda tem mais cinco anos deste prédio público, do Inpas, na Rua Teresa deteriorando. Ele, agora, vai ter de ser reformado para ser usado.  Lembrando que a construção das salas é de 2008 e que elas nunca foram ocupadas.

    Mais imóveis abandonados

    Seria muito apropriado que os governos pensassem bem antes de desapropriar ou construir imóveis que, depois, são abandonados. Além do prédio do Inpas, ainda tem o casarão, na esquina da Floriano Peixoto com a Alberto Torres, também no Centro. Ele foi desapropriado por Paulo Mustrangi, em 2009, e incorporado ao patrimônio da prefeitura em 2014, gestão de Bomtempo. E segue até hoje caindo aos pedaços. A proposta era a criação de um espaço cultural no imóvel.

    Feira de Shiva

    E está de volta a Feira de Shiva. Para quem não conhece, ela rola na Rua 13 de Maio, 259, no Centro, com práticas de yoga e meditação, exposição de produtores locais e comidinhas veganas e vegetarianas. Tudo com entrada franca.  O retorno é neste domingo, a partir das 9h.

    Corre, gente!

    Capaz da reforma atrasar, hein, gente! A obra na ‘A Encantada’, como a casa do Pai da Aviação é conhecida, ‘começou’ dia 07 de fevereiro. A expectativa é de que o ponto turístico, que recebe mais de 100 mil visitantes por ano, fique pronto para as comemorações dos 150 anos de nascimento do inventor, em julho. Mas, vai ser preciso ver isso direitinho. Vizinhos dali, que preferem o anonimato, nos disseram que depois da placa e os andaimes colocados nunca mais viram um operário na obra.

    Contrastes

    Moradores de Itaipava gostariam de receber a mesma atenção dada ao tráfego de veículos da Montecaseros, no Centro, onde estes dias faziam a ordenação do trânsito nada menos que quatro agentes. Em Itaipava, na área de colégios ali em frente ao antigo Extra, a partir das 17h é o verdadeiro pandemônio. E tem um total de 0 agentes dando uma força. Falando nisso, o pessoal dos distritos até acha que a CPTrans foi extinta. Nunca mais viram um agente de trânsito.

    A Praça da Águia em dois momentos: foto de João Vitor Brum, de ontem, já com a placa da obra e um cercadinho que parece um galinheiro…
    e uma de 20 anos atrás quando foi cenário da icônica imagem de Ézio Philot para um ensaio com uma modelo. Reparem na iluminação e como estava bonita. Só para deixar registrado: não vamos aceitar, nesta reforma, menos do que isso.

    Delay

    Tem um atrasinho aí na parada. O Conselho Municipal da Mulher publicou no Diário Oficial do dia 02 – mas que só foi ao ar ontem à tarde – reunião para o próprio dia 09 para combinar a programação do mês da mulher, que já está em curso…

    Reprise

    Não sei, não, gente… A gente já viu esse filme. A prefeitura informou que começou a funcionar (mais um) convênio com a Coppe/UFRJ. E iniciaram pesquisando o perfil dos usuários de ônibus, com a meta de entrevistar três mil pessoas. Começam aí os ‘estudos técnicos sobre problemas do trânsito e alternativas de melhoria do transporte urbano no município’. Foi feito assim entre abril de 2006 e fevereiro de 2007…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas