• Posse lidera o ranking de crimes ambientais em Petrópolis neste ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/abr 08:24
    Por Maria Julia Souza

    De acordo com dados do Linha Verde – programa do Disque Denúncia voltado ao Meio Ambiente, a Posse lidera o ranking de denúncias de crimes ambientais até o momento em Petrópolis. Segundo levantamento feito pela equipe da Tribuna, o bairro teve sete registros este ano.

    Em 2024, já foram feitas 83 denúncias ao Linha Verde na cidade. Depois da Posse, aparecem Itaipava e Retiro (6), Araras e Nogueira (5), Carangola e Bingen (4). Outros bairros também tiveram registros de crimes, mas em menor número.

    Tipos de crimes

    Os crimes mais registrados no município, até o momento, foram de Maus-Tratos contra Animais, com 26 denúncias; Desmatamento Florestal, com 18; Construção Irregular, com 17; Extração Irregular de Árvores, com 13; Poluição do Ar, com 9; Extração Irregular de Solo e Lixo Acumulado, ambos com 8. Outros crimes figuram a lista com menos de cinco denúncias.

    Números no estado

    Em todo o estado, o número chega a 4.793. Somente o crime de Maus-Tratos contra Animais registrou 3.105 denúncias. Na sequência, aparece o crime de Poluição do Ar, com 391, número bem abaixo do líder no ranking.

    Petrópolis aparece na 8ª posição dos municípios com mais denúncias de crimes ambientais no estado. A cidade do Rio de Janeiro lidera o ranking, com 2.420 denúncias. Em seguida, figuram a lista os municípios de Nova Iguaçu (288), São Gonçalo (217), Duque de Caxias (215), Niterói (174), São João de Meriti (107) e Maricá (102).

    Como denunciar

    Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode entrar em contato pelos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou pela FanPage do Linha Verde no Facebook.

    Últimas