• Petropolitanos voltam a reclamar do “randandan” das motos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/mar 18:47
    Por Maria Julia Souza

    No último fim de semana, moradores de diferentes pontos de Petrópolis voltaram a relatar à Tribuna os problemas envolvendo motos barulhentas. Mesmo proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e por lei municipal, nas ruas da cidade a prática continua sendo comum, principalmente, durante a noite e a madrugada. 

    Silvia Porto, moradora da Castelânea, relata que mesmo após a Prefeitura ter anunciado o programa de combate às motos irregulares, o problema voltou a acontecer.

    “Está um barulho insuportável a madrugada inteira. Motos barulhentas passando sem parar na Rua Olavo Bilac. O problema acontece todas as madrugadas, com piora às sextas e aos finais de semana. Fica pior entre 21h e 1h”, contou.

    “Estamos dormindo e 0h30 todos da casa acordam, com a volta dos ‘rolêzinhos’ de motos aqui no Samambaia. Rodam Cascatinha em direção à ponte branca e retornam com um barulho absurdo. O problema acontece, pelo menos, de duas a três vezes por semana e sempre por volta de 0h”, relatou outra moradora, que preferiu não se identificar.

    Programa de combate a motos irregulares

    Em dezembro do ano passado, a Prefeitura anunciou que um programa de combate a veículos em desconformidade com a lei seria iniciado no município. A motivação para a criação do programa ocorreu após a realização do chamado “Rolê de Natal Petrocity”, onde diversos motoqueiros do município trafegaram pelas ruas da cidade com motocicletas com escapamento adulterado, gerando incômodo em moradores e turistas.

    Leia Também: Programa de combate a motos irregulares é anunciado em Petrópolis

    No entanto, tentamos contato com o município para saber quais ações estão sendo realizadas para coibir os atos e quantas motos foram apreendidas na cidade, mas não obtivemos retorno até o fechamento da matéria.

    Sobre a lei municipal

    Em junho de 2020 foi publicada a Lei 7.984/20, que proíbe a emissão de ruído excessivo em escapamentos de motocicletas. Ela tem o objetivo de inibir a circulação de motos que estejam com a descarga livre ou o silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. Fica proibido também a instalação de dispositivos e similares que intensificam potencialmente o ruído emitido nos escapamentos de motocicletas que não estiverem de acordo com as normas da Resolução CONAMA nº 252 de 07/01/1999. 

    Últimas