• Petrópolis reforça ações contra a dengue

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/jan 16:45
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Secretaria de Saúde está intensificando o combate à dengue no município. Agentes comunitários de saúde também estão participando das ações, reforçando as informações sobre as medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti durante as visitas domiciliares.

    Nas últimas semanas, a Coordenadoria de Vigilância Ambiental promoveu encontros com os agentes comunitários que atuam em todas as regiões da cidade para apresentar o cenário da dengue e falar sobre importância de se intensificar, neste momento, as orientações à população.

    Leia também: Petrópolis teve aumento de 864,2% nos casos de dengue em 2023

    Dias de chuva seguidos de sol criam ambientes propícios para o aumento da proliferação do mosquito.

    “É justamente nesta hora que temos que redobrar os cuidados. As poças criadas pelas chuvas se acumulam, nos quintais e nos terrenos. E ao contrário do que muitos pensam, o mosquito gosta de água limpa para se proliferar. Por isso é necessário que façamos os 10 minutos semanais eliminando a água parada”, disse o secretário de saúde, Marcus Curvelo.

    Segundo o município, mais de 28 mil visitas domiciliares já foram realizadas pelos agentes de endemias desde o início de janeiro. Com base no último Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), a Coordenadoria de Vigilância Ambiental está retornando às regiões positivas para notificar e reforçar os proprietários de imóveis onde foram encontradas larvas do mosquito.

    Segundo Simone Sisnando, coordenadora de Vigilância Ambiental, o trabalho de combate à dengue é realizado de forma contínua em Petrópolis, assim como os LIRAas, que são estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

    “Com o levantamento do índice de infestação, sabemos o território onde é necessário o reforço das ações de prevenção. Os agentes de endemias estão trabalhando também aos sábados paras reforçar as visitas”, contou.

    Últimas