• Petrópolis perde espaço no turismo e outras cidades vão crescer no setor

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/12/2023 04:03

    Temos falado aqui sobre isso, comparando a cidade com municípios vizinhos. O ‘clássico’ da comparação é com Miguel Pereira, que deu um salto olímpico aumentando sua quantidade de atrações, como o Parque dos Dinos, a Maria Fumaça e criando cenários instagramáveis como a Rua Coberta e o próprio pórtico que recebe o visitante. E agora anunciou ainda o Parque das Aves, que inaugura ano que vem em área de 21 mil metros quadrados, com mais de 200 espécies, como tucanos, papagaios, corujas e garças. O local também vai oferecer um centro de reabilitação de animais selvagens da Mata Atlântica que forem resgatados, para, em seguida, devolvê-los para a natureza.

    O Parque das Aves, já sendo preparado em Miguel Pereira, promete ser, além de lugar para contemplação das espécies, um centro de reabilitação de animais selvagens da Mata Atlântica que forem resgatados e cuidados e serem devolvidos à natureza.

    Areal é a bola da vez

    Há alguns dias em entrevista a um podcast, o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, disse com todas as letras que nem é Miguel Pereira a próxima cidade a despontar no setor. Miguel Pereira já é coisa do passado porque está consolidada e agora é só seguir em frente. A bola da vez é Areal, capital estadual da uva, que está atraindo investidores.

    Números em queda

    E aí a gente se compara com essas cidades e vê que estamos parando no tempo. Não conseguimos nem divulgar com antecedência o Natal Imperial. E notem também os números do Museu Imperial, que é referência na contagem de visitantes: no primeiro semestre recebeu 133 mil visitantes. Se dobrar a gente chega com 266 mil ao final do ano. Em 2019 o Museu Imperial atingiu seu recorde histórico de público com um total de 446.932 pessoas.

    Ainda dá tempo de reverter

    Observando não apenas os nossos números, mas também a movimentação dos vizinhos em atrações, parques e agendas consistentes, Petrópolis, em menos de cinco anos, se não mudar seu rumo, ficará em maus lençóis. Dá trabalho (e custa dinheiro), mas ainda há chance de reverter.

    Mais um

    Lembra que a gente contou aqui que o  Ministério Público Estadual denunciou o ex-vereador Leandro Azevedo por improbidade e pede, além de punição, devolução de R$ 717 mil aos cofres públicos? Isso porque ele escalava funcionários para ir nas comunidades verificar as demandas da população? Então. Tem mais um inquérito saindo do forno focado em outro vereador, esse da atual legislatura. Mas, se pegar ao pé da letra dá ruim pra todos, hein?

    Defesa

    Nesta denúncia, o MP apurou que na época em que foi vereador, Leandro teria deslocado cinco funcionários de seu gabinete para ir nas comunidades e levantar problemas e necessidades da população. O Ministério Público acredita que a prática passava para os eleitores a impressão de que Leandro seria o responsável pela realização da obra ou serviço em questão em uma espécie de campanha eleitoral permanente. Mas, a população discorda. O que teve de gente em redes sociais defendendo o vereador. Ele ficou bem na foto, um tiro dos inimigos que saiu pela culatra.

    Ficou por isso mesmo

    Lembra que a vereadora Gilda Beatriz renunciou ao cargo de primeira secretária da mesa diretora da Câmara de Vereadores, alegando ser vítima de violência de gênero? Em sua exposição, Gilda destacou experiências de discriminação e falta de diálogo, revelando ter se sentido marginalizada em diversas situações devido ao seu gênero, especialmente apontando o presidente da casa, Junior Coruja. Esta renúncia inédita no cenário legislativo petropolitano trouxe à tona questões de gênero presentes na política, agora mais evidentes. Até o momento nada aconteceu. O partido de Gilda, o PSD, deixou esfriar e o caso deve ser sepultado.

    Após a Nigth Run, vem mais uma corrida de rua que é o máximo: a Noel Runners, no dia 14, com largada às 20h, da Praça da Águia. O percurso é de aproximadamente 3,5 quilômetros passando por ruas do Centro Histórico. As inscrições já estão abertas no site do evento.

    Transparência

    E a prefeitura está investindo firme em iluminação pública. Pelo menos nos contratos. Acaba de aditar em mais 25% um contrato de R$ 4 milhões com a JVM Consultoria Ltda, empresa com sede em Feira do Santana, na Bahia. O contrato é oriundo de uma ata de registro de preços que a prefeitura aderiu. Mas o contrato original, pra saber exatamente o que a empresa faz aqui a gente não conseguiu ver. Porque o Portal da Transparência da prefeitura lista apenas o aditivo…

    Contagem

    E Petrópolis está há 206 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas