• Petrópolis Gourmet “Cerveja na Panela” termina neste fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/01/2017 17:09

    A XVI edição do Petrópolis Gourmet “Cerveja na Panela” está chegando ao fim mas, até este domingo, dia 29, ainda é possível apreciar o Circuito Gourmet, com a presença dos 35 restaurantes que fazem parte do festival gastronômico e que criaram pratos especiais para a ocasião, tendo a cerveja como protagonista. Além disso, os últimos dias vão contar com oficinas gastronômicas, Mercado Gourmet e música para embalar todo este momento.

    “Depois de 15 anos o Petrópolis Gourmet, pela primeira vez, aguardou o verão para melhor desfrutar do tema cervejeiro e todos os atrativos da nossa cidade”, comenta Vera Oliveira que, por três edições, atuou como curadora gastronômica do evento.

    No sábado, às 10h30, na Praça Dom Pedro tem Agito Gastronômico com a presença da renomada chef Juja. Nascida em Santa Inês- Maranhão e já dedicada há 30 anos à culinária maranhense, Ana Lula carinhosamente conhecida como Juja é hoje um dos mais importantes nomes da gastronomia típica do nosso estado.

    Já em Itaipava, o Shopping Vilarejo, em Itaipava, recebe novamente o Mercado Gourmet, a partir das 10h com uma intensa programação e a participação fiel da Associação de Produtores Orgânicos de Petrópolis (APOP), com pães, geleias, queijos, shikati, bolos, verduras, biscoitos, conservas, dentre outros. Entre os expositores estão: 1Farinha do Bem, Ricardo Gonzales Pães, Arte em Conservas, Jardineira Gastronômica, Mel da Mata Atlântica, Fogosa Pimenta, Caramelos D’angelo, Suzanne Gluten Free e Indumentar.

    E não para por aí! Às 12h acontece a oficina gastronômica “Prato do Aria”, com o chef Bruno Canatto, que irá ensinar os presentes a preparar um file de salmão deitado em teriaki de cerveja Weiss, legumes grelhados e arroz vermelho. 

    Para às 17h está agendada a oficina gastronômica “O Pão e a Cerveja”, com o padeiro mestre artesanal Ricardo Gonzalez e a chef Mônica Sangali, que irão preparar um pão cervejeiro com sobra de broto de cevada, harmonizado com tomate confit e cerveja artesanal.

    Logo mais, às 18h30 a chef Juja estará de volta as atividades do Petrópolis Gourmet, ministrando mais uma oficina gastronômica, ensinando a preparar um filé de peixe com crosta de castanha.

    Para participar das aulas é preciso fazer a inscrição no próprio local, meia hora antes do evento. Uma apresentação musical com o grupo Soul Bossa Nova promete embalar todo este cenário do mundo da culinária no Vilarejo, a partir das 18h, com Elvira Helena (voz), Alexandre Guichard (violão), José Carlos Winicki (baixo), e Helio Ratis (bateria), para um momento “Bossa”, resgatando clássicos da Bossa Nova e releituras de canções da MPB com uma “alma” diferenciada.

    Ainda no sábado, o Centro de Propagação da Cultura Cervejeira – iniciativa da Cervejaria Bohemia em parceria com a Casa OLEC promove o curso “Da tábua à taça – uma trilha de sabores e cultura”, a partir das 16h. A oficina de degustação e harmonização de queijos e cervejas será conduzida pelo sommelier, chef e autor do blog "Queijo com Prosa", Daniel Martins. Serão sete harmonizações e muitas histórias envolvendo duas paixões nacionais: queijo e cerveja. Colunista da Revista da Cerveja, Daniel é formado pelo Instituto Cândido Tostes, considerado um dos melhores centros técnicos lácteo da América do Sul. Neste caso a inscrição é paga e deve ser feita pelo e-mail petropolis@casaolec.com.br ou pelo telefone (24) 2020-1010.

    No domingo, fechando o XVI Petrópolis Gourmet com chave de ouro, acontece o Agito Gastronômico na Feira Livre do Alto da Serra, reunindo diversos chefs, que irão preparar pratos à muitas mãos para uma degustação gratuita de mini porções.

    Mais informações e a programação completa do evento “Cerveja na Panela” e os menus das casas participantes podem ser consultados no site www.petropolisgourmet.com.br.

    Últimas