• Pessoas em situação de rua: nenhuma instituição habilitada a ajudar a prefeitura nos distritos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/04/2023 01:10

    A gente noticiou aqui no mês passado que a  prefeitura abriu um chamamento público para selecionar instituições sociais – baseadas do segundo ao quinto distritos – para fazer parceria em assistência social. O foco seria atender as pessoas em situação de rua e as que se encontram em vulnerabilidade e que podem também ter o mesmo destino caso não haja uma ação do poder público.

    Estaca zero

    Eis que no dia marcado apenas uma entidade tinha enviado proposta, mas não apareceu para a abertura do envelope. Marcaram então um novo dia e a ong esteve presente, mas se desclassificou porque está baseada no primeiro distrito. E aí voltamos à estaca zero.  A iniciativa da prefeitura era assertiva buscando entidades que usassem suas expertises para ressocializar o indivíduo e ajudar todo o núcleo familiar.

    Questão evolui

    E hoje, o primeiro distrito conta com ‘equipamentos’ como Centro Pop e o abrigão, realidade não encontrada nos demais distritos onde há também pessoas morando nas ruas. De acordo com o CadÚnico, cadastro para acesso a benefícios do governo federal, seriam 386 famílias que se autodeclararam em situação de rua, mas em dados ainda de 2022, do Consultório de Rua, que presta assistência de saúde pelo município, o número de pessoas seria em torno de 250. Em 2017 seriam cerca de 140, quantidade oficial informada pela prefeitura. Considerando estes números, essa questão social tem evoluído. Mas a prefeitura diz que contou novamente e que agora são 137 pessoas nas ruas.

    Estufa da discórdia

    Moradores do Bingen já ouviram dizer que há um movimento, liderado por vereadores, de mexer na estufa de plantas da Comdep, que fica assim meio, ‘dentro’ da rua. Porém, ao invés de uma praça, uma das hipóteses levantadas, a intenção seria fazer um estacionamento. Pessoal já escreveu para a gente protestando.

    Seria o local apropriado para uma praça (o bairro Bingen reclama por uma área de lazer)? Ou a estufa de mudas da Comdep pode ser transformada em estacionamento? Está formada a polêmica na localidade.

    WTM Latin America

    E Petrópolis vai estar representada na  WTM Latin America 2023, uma das principais feiras de turismo da América do Sul, que acontece de 3 a 5 de abril no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. O evento vai concentrar 550 expositores de 40 países.

    Puxadinho

    Um leitor da coluna tascou: “antes de deixar a Alerj, o então deputado Bernardo Rossi estava tentando criar um puxadinho da lei dos motoboys (em junho de 2020 foi sancionada a lei que proíbe o ruído excessivo em escapamento de motos em Petrópolis). Uma daquelas leis que não pegaram. E Rossi crê de verdade que o Detran vai fiscalizar em todo o Estado do Rio?”. Pois é.

    Mas, gente…

    E quem diria: sobre a investigação policial e do Ministério Público sobre possíveis fraudes em licitação na CPTrans que envolveram busca e apreensão na prefeitura e nas casas do prefeito Bomtempo e de empresários, o vereador que se pronunciou de forma incisiva foi… Dudu.  Pediu oficialmente documentos para averiguação. Mas, Gil Magno e Léo França fizeram a defesa do governo e do processo de transferência das linhas da Cascatinha para a Cidade das Hortênsias. Porém, o que se questiona é o como foi feito e não porque foi feito.

    Boca de balde

    O próprio vereador governista Léo França contou detalhes, em seu pronunciamento na Câmara, sobre a operação narrando que portas que não foram abertas na prefeitura foram arrombadas e que no bolso do prefeito, quando a polícia foi na sua casa, ele tinha R$ 3 mil no bolso e R$ 7 mil na gaveta. Mas, gente… Léo, do céu! Nem precisa de oposição…

    Inacreditável

    E a gente viveu para ouvir o vereador Dudu – repetindo, Dudu- dizer a frase, “Quem não deve, não teme”.  O mundo capota mesmo.

    O jovem pianista Leon D’Ávila é a atração de hoje na Casa Stefan Zweig, às 11h, apresentação com participação especial do maestro Rodrigo D’Ávila.

    Bauernfest ampliada

    Pessoal dos distritos garante que vai acompanhar à miúde a promessa da prefeitura de ampliar a Bauernfest até a Posse. Dizem eles que querem garantir que não seja igual ao Natal Imperial 2022 quando os distritos não contaram nem com uma lâmpada natalina, parecia até apagão.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas