• Pão e cuca alemãs são agora patrimônios imateriais de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/06/2021 13:18
    Por Janaina do Carmo

    Há 176 anos chegaram a Petrópolis os primeiros colonos alemães. Na bagagem, além da esperança e das incertezas de estarem em terras desconhecidas, eles também trouxeram hábitos, costumes e receitas que se fundiram com a criação da cidade. E entre as delícias que vieram com os imigrantes estão as tradicionais cucas e o pão. Esses dois símbolos da culinária alemã ganharam destaque ao longo desses anos e agora são patrimônios imateriais de Petrópolis.

    O decreto municipal que tornou a cuca (Kuchen) e o pão (Deutsches Brot) bens imateriais da cidade foi publicado no Diário Oficial (D.O.) do dia 24 de junho. No entanto, esse processo começou lá atrás, em 2018 devido a uma iniciativa do Segmento Germânico de Petrópolis, grupo formado pelo Clube 29 de Junho, pela Associação de grupos folclóricos alemães de Petrópolis, pelo Instituto Bingen e pela Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil (Feccab).

    A ideia do Segmento Germânico de Petrópolis é fortalecer o reconhecimento do valor histórico e cultural desses produtos, levando em conta sua função social e preservação, e ainda fomentar o desenvolvimento econômico e turístico do município.

    “Há 176 anos esses produtos são produzidos pelos descendentes dos imigrantes alemães aqui em Petrópolis e esperamos que esse reconhecimento como bens imateriais ajude a manter a cultura germânica e também o desenvolvimento da cidade”, disse o diretor do Clube 29 de Junho, Renato Winter.

    Antes do registro foi preciso cumprir alguns ritos como a aprovação pelos conselhos de Turismo e Cultura, o que aconteceu em 2019. “Conseguimos também uma carta de apoio assinada por oito instituições e depois dessas aprovações abrimos o processo administrativo que culminou na assinatura do decreto”, contou Renato. O decreto foi assinado pelo prefeito interino Hingo Hammes na abertura da 32ª Baunerfest – Festa do Colono Alemão, na semana passada, dia 24 de junho.

    O decreto tem como base a Lei 7.251 de 2014 que prevê que qualquer povo, mediante requerimento dirigido ao Conselho Municipal de Cultura poderá instaurar processo de indicação do registro. É considerado “patrimônio cultural imaterial” as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural, que se transmite de geração em geração.

    A cuca e o pão alemão faziam parte, quase que obrigatória, dos cafés da manhã das primeiras famílias alemãs que chegaram em Petrópolis. Essas delícias são feitas até hoje com os mesmos ingredientes das receitas originais, a única mudança foram os recheios das cucas que na Alemanha eram feitos com cereja, maçã, entre outras, mas em Petrópolis as famílias acrescentaram novas ideias utilizando banana e coco, por exemplo.

    Últimas