Palácio de Cristal serviu de estacionamento para comitiva do governador na abertura do Natal Imperial
O público que prestigiou a abertura do Natal Imperial, na noite de quinta-feira (14) se encantou com as apresentações que fizeram parte da programação, mas também se surpreendeu coma quantidade de veículos parados dentro da área do Palácio de Cristal, ao lado da construção principal. Eram pelo menos 12 veículos, que integravam a comitiva que chegou ao evento junto com o governador Wilson Witzel. Todos entraram pelo portão lateral do Palácio e pararam os carros na área de passagem ao redor dos jardins, perto do ponto onde foi montada a árvore de Natal.
Leia também: Luzes falham durante solenidade de abertura do Natal Imperial. Prefeitura cita chuva e vandalismo
Os veículos, é claro, não passaram despercebidos. “Foi a primeira vez em quase 30 anos de trabalho que vi algo assim”, lamentou a jornalista Andreia Constâncio, que foi supreendida junto com o público que esperava a abertura da festa. “Fico revoltada, como cidadã e amante da cidade, ao ver gestores públicos desrespeitando as pessoas e nosso patrimônio desta forma. O Palácio de Cristal é um dos principais pontos turísticos da cidade e em todos os eventos há uma série de restrições em relação à entrada de veículos no espaço. A pergunta que fica é: o que o Iphan, sempre tão atuante em seu papel fiscalizador, vai fazer depois disso? Vai questionar as autoridades?”.
Outra testemunha lembrou que o Palácio já recebeu diversas autoridades, incluindo presidentes da República, e que nunca houve qualquer situação parecida. “Há uma área de estacionamento próxima, na Casa de Educação Visconde de Mauá, e vagas na rua em frente ao Palácio. Autoridades municipais, estaduais e federais sempre lançaram mão destas opções. Nunca houve uma afronta como esta. Além de ser um patrimônio importante de Petrópolis, o Palácio de Cristal sediava uma grande evento, que tinha o cenário, decorado com temas natalinos, como a principal atração. Os carros chegaram com o público já no local. Todos desembarcaram e os veículos ali ficaram, como se isso fosse algo normal. Não é”, criticou.
Questionada, a Prefeitura se limitou a dizer que “a entrada de veículos de toda a comitiva do governador na área externa do Palácio de Cristal foi uma exigência da equipe de segurança do governador Wilson Witzel”.
Leia também: Prefeito tem celular hackeado: bandidos pediram a contatos transferência de R$ 10 mil