• Luzes falham durante solenidade de abertura do Natal Imperial. Prefeitura cita chuva e vandalismo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/11/2019 09:57

    O clima de confraternização marcou a a cerimônia de abertura do Natal Imperial. O evento contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e do prefeito Bernardo Rossi, mas, em meio às formalidades, uma falha na iluminação de Natal que acabara de ser acionada chamou a atenção. Imediatamente, o que se viu foi o corre-corre dos funcionários para tentar sanar o problema. Mesmo duranmte a madrugada ainda havia trechos de ruas onde a iluminação estava apagada.   

    Segundo a Prefeitura, a chuva prejudicou o acendimento total das luzes, ocasionando problemas pontuais. Técnicos da empresa responsável pela instalação da iluminação trabalham desde ontem à noite nos locais prejudicados e, segundo o Município, todo o sistema estará normalizado hoje à noite. Em parte da iluminação, o sistema foi prejudicado por vandalismo.

    Foto: Felipe Molina

    O Natal Imperial

    Segundo a Prefeitura, o Natal Imperial deste ano tem 40% a mais de iluminação em relação ao ano anterior. Desta vez a programação cultural vai se estender até o dia 12 de janeiro.  Ao longo de 60 dias de festa, o público vai poder contar com a Casa do Papai Noel, shows, desfiles, atividades para as crianças, gastronomia e artesanato. Todas as atrações da programação da Prefeitura são gratuitas. “São apresentações de música, desfiles – inclusive em Itaipava, atividades para as crianças, ou seja, diversas atrações para toda a família”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

    Leia também: Apesar do sucesso, Túnel de Luz é cortado da decoração do Natal Imperial

    Nesta sexta-feira (15), o padre Fábio de Melo se apresenta no Parque Municipal, em Itaipava, nesta sexta-feira (15), às 20h, com entrada gratuita. E no domingo (17) acontece o 10º Festival de Bandas, na Praça da Liberdade, a partir de 10h. 

    Em dezembro o Sesc também deve inaugurar sua iluminação especial, no entorno do Sesc Quitandinha.

    A solenidade

    A solenidade de abertura do evento, que aconteceu no Palácio de Cristal – o coração da festa -, contou ainda com apresentações do Coral de Sinos do IPAE, do Vocal Somos Um e da orquestra Compasso Jazz Band. Para o governador, que acompanhou a cerimônia do início ao fim e ainda participou da apresentação do Coral de Sinos ao lado do prefeito, Petrópolis já é uma referência. “Estou muito feliz de ver esse momento tão especial. O Natal Imperial é uma referência de turismo para o estado e para o país”, disse, acompanhado do vice-governador Claudio Castro.

    “Petrópolis ficou durante anos esquecida para o turismo. Mas em pouco tempo conseguimos elevar a cidade à categoria A no Mapa do Turismo Nacional, aumentamos o número de empregos no setor, o número de visitantes, estamos cuidando do nosso patrimônio histórico e turístico. E a valorização das festas, como o Natal Imperial, faz parte disso. É um evento que gera empregos, enche hotéis e restaurantes, movimenta o comércio”, completa o prefeito Bernardo Rossi.

    Esta é uma das principais festas do calendário turístico da cidade – junto com a Bauernfest. No ano passado, o evento movimentou R$ 300 milhões na economia da cidade com a vinda de 450 mil pessoas. “O Natal Imperial movimenta toda a cidade. Para este fim de semana, a expectativa dos hotéis, por exemplo, é ultrapassar os 90% de ocupação. A festa fez uma nova alta temporada em Petrópolis”, pontua o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

    A solenidade de abertura da festa foi acompanhada também por secretários estaduais e municipais, vereadores e o deputado Vinicius Farah. O padre Renato Gomes,da paróquia do São Sebastião, também fez uma benção para a festa durante a cerimônia.

    Casa do Papai Noel, desfiles e corais entre os destaques da programação

    Entre os destaques do Natal Imperial está a Casa do Papai Noel, que este ano vai funcionar no Palácio de Cristal, que foi palco da abertura da festa. Por lá, o público vai poder contar não só com a casa do “Bom Velhinho”, mas também uma cenografia especial que promete encantar, principalmente, as crianças. O espaço também recebe diversos shows, como de bandas e corais, além de artesanato e gastronomia. As barracas de comida estarão separadas por gastronomia típica de vários países, como Japão, Itália, Alemanha, Portugal, entre outras. A Casa do Papai Noel funciona todos os dias, de segunda à sexta-feira, das 17h às 20h; sábados e domingos das 11h às 14h e das 17h às 20h (os dias 23, 24 e 25 de dezembro funcionarão nos mesmos horários do fim de semana). Vale lembrar que o Palácio fica aberto todos os dias, a partir de 9h.

    Sucesso nas edições passadas, as Paradas Iluminadas estarão de volta. Este ano, os desfiles acontecem nos dias 08, 15 e 22 de dezembro, na Rua do Imperador, às 19h. É um espetáculo a céu aberto, que conta com fantasias e alegorias de Natal, além de uma trilha sonora inspiradora, que levará o público a mergulhar nesse clima de encantamento. Um desfile de Natal também acontece em Itaipava, no dia 14 de dezembro, às 20h.

    Já a Praça da Liberdade se transforma na Vila Imperial, com uma grande árvore de 30 metros de altura, decoração especial e gastronomia, além de atrações culturais, como shows do Trio Dubrá, Carol Coutas, Dois Num Samba, entre diversos outros.

    Por toda a cidade, casas e estabelecimentos comerciais também entram no clima da festa e ganham um estímulo extra com os concursos da “Casa Mais Enfeitada” e “Vitrine Mais Enfeitada”.

    O Palácio Amarelo (Câmara dos Vereadores) e a fachada da UCP do Relógio das Flores voltam a receber o videomapping. 

    Últimas