• Outubro Rosa: animais também podem ter tumores mamários

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/10/2020 16:00

    Muito se fala sobre a prevenção contra o câncer de mama nas mulheres, mas poucas pessoas sabem que os tumores mamários também podem acometer animais, mais especificamente gatas e cadelas. De acordo com o CFMV, estima-se que a incidência de câncer de mama em cadelas seja de 45%, e que aproximadamente 30% das gatas sejam diagnosticadas com a doença.

     As principais causas apontadas para o problema são fatores genéticos,  ambientais e hormonais, como o uso contraindicado de anticoncepcionais para impedir o cio. A alimentação também pode influenciar, já que os efeitos de conservantes e componentes químicos aos quais os humanos estão sujeitos são da mesma forma prejudiciais aos animais.

     Por isso é preciso ficar atento aos sintomas que vêm com o aparecimento de nódulos na rede mamária do bichinho. “Recomenda-se que o tutor observe rotineiramente e faça uma massagem na região que pode ser após o banho ou quando o pet estiver de barriguinha pra cima, a fim de encontrar algo que pode ser alteração na cor, lesão ou um carocinho do tamanho de um grão de arroz”, explica a médica veterinária Priscila Mesiano.

     A melhor maneira de evitar o problema é por meio da castração precoce, que quando realizada antes do primeiro cio, reduz em 80% as chances de tumor de mama no futuro. De acordo com Priscila, a castração das cadeias jovens é a coisa mais importante e o tratamento rápido quando se verifica um pequeno nódulo também. “Não se recomenda acompanhar aquele nódulo e sim diagnosticá-lo precocemente e removê-lo o quanto antes, por meio da mastectomia, para que se caminhe em busca da cura”, complementa.

     A frequente prática da castração nos países desenvolvidos é inclusive a explicação para a falta de investimento da indústria veterinária em novidades no tratamento para a neoplasia mamária, já que o trabalho de sensibilização para evitar o problema é mais efetivo.

    Últimas