• Novembro Azul em Petrópolis terá palestras, rodas de conversa e realização de exames gratuitos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • CTO irá oferecer exames gratuitos de PSA

    04/11/2023 12:31
    Por Manoelle Rocha

    Teve início em Petrópolis, na última quarta-feira (1), a campanha do Novembro Azul, que tem como objetivo a conscientização e prevenção do câncer de próstata e saúde integral do homem. O Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é celebrado no dia 17, data que deu origem ao movimento.

    A Secretaria de Saúde, por meio da Área Técnica de Saúde do Homem, irá oferecer, durante todo o mês de novembro, palestras, rodas de conversa e mobilização nas unidades de saúde, como os PSFs, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Saúde coletiva e Hospital Alcides Carneiro.  

    Segundo o secretário de saúde, Marcus Curvelo, “no Novembro Azul deste ano, o foco será o cuidado integral à saúde masculina, destacando, inclusive, a importância da vacinação. A campanha promove a conscientização sobre o cuidado com a saúde do homem e trabalhará o “Eu tenho #azultitude como tema”.

    O mês de novembro também é marcado pelo Dia Mundial do Diabetes, no dia 14, que terá programação visando a conscientização do público em geral.

    CTO irá oferecer exames gratuitos de PSA

    Aderindo a Campanha do Novembro Azul, o Centro de Terapia Oncológica (CTO), em parceria com o Laboratório de Corrêas e Secretaria Municipal de Saúde, vai oferecer no dia 11 de novembro, exames gratuitos de PSA (Antígeno Prostático Específico) para homens com mais de 50 anos de idade.

    A ação visa auxiliar a detecção precoce da doença, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o tipo de câncer mais incidente nos homens em todas as regiões do país.

    “Este é o segundo ano que promovemos esta ação. Em 2022, tivemos uma grande adesão dos homens. Esta é uma forma de mostrar aos homens a importância de fazer os exames regularmente, uma vez que quanto mais cedo o câncer de próstata for identificado, maiores são as chances de cura”, disse Carla Ismael, oncologista do CTO.

    A estimativa do INCA é que no triênio de 2023 a 2025 sejam diagnosticados 71.730 novos casos de câncer de próstata, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens.

    As vagas são limitadas e para participar da ação, os homens acima de 50 anos, que desejam fazer o exame, devem efetuar um cadastro através de um link disponibilizado (clique aqui).

    O CTO fica localizado na Rua Dr. Sá Earp, nº 309, no Morin. A coleta de sangue será a partir das 8h e não é necessário estar em jejum.

    Últimas