Um vídeo passou a circular nas redes sociais nesta sexta-feira (6), mostrando motociclistas pilotando sobre a calçada na Rua do Imperador durante a madrugada. No áudio, ainda é possível reparar no alto barulho feito pelos escapamentos adulterados dos veículos que cometiam a infração. A ação reacende o debate a respeito das motos em Petrópolis, que já foi tema colocado como prioridade pela Polícia Militar e pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP).
O assunto sempre foi criticado por moradores, mas ganhou mais destaque após o “Rolê de Natal Petrocity”, realizado em dezembro do ano passado, onde motociclistas se reuniram e andaram em motos barulhentas em grupos por toda a cidade. Em seguida, um plano de maior repressão foi criado pela PM e pela SSOP, com diversas fiscalizações e apreensões. Na época, em uma semana, 33 motos foram apreendidas no município.
Com o tempo, as ações de fiscalização foram se tornando menos frequentes e as motocicletas irregulares voltaram a ganhar mais espaço nas ruas, assim como as manobras realizadas pelos condutores. Apesar da situação vista, a Polícia Militar garante que as ações para reprimir mobilizações do tipo são realizadas “sistematicamente” na cidade, com os policiais interceptando os motociclistas e realizando as verificações de documentos, além de possíveis atos transgressores em flagrante.
A corporação também afirmou trabalhar em conjunto com o Detran para reprimir este tipo de prática.
Por fim, o órgão ressaltou a importância da colaboração da população através do Disque Denúncia, no (21) 2253-1177, ou da Central 190, em casos urgentes. Além disso, citou que os registros em delegacias são essenciais para que os procedimentos investigativos sejam iniciados.
A SSOP também foi procurada, mas não se manifestou a respeito do tema.