• Moradores do Brejal temem queda de árvore na região

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/12/2020 09:46

    Moradores e produtores rurais do Brejal estão apreensivos por conta do risco de queda de uma árvore na Estrada Rio Bonito, no quinto distrito de Petrópolis. É que com as últimas chuvas as raízes ficaram ainda mais expostas e o tronco já começou a tombar, podendo comprometer a energia elétrica e o escoamento da produção orgânica cultivada na região. 

    Fernando Cassinelli, que é produtor rural do maior polo de orgânicos do Estado do Rio, diz que a situação já se arrasta há, pelo menos, um ano. Ele informou ainda que a Enel, responsável pelo fornecimento de energia no município, já visitou o local várias vezes, mas os caminhões enviados não deram conta de remover a estrutura da árvore. 

    “Nos últimos meses, o cenário vem se agravando, com a árvore tombando. Metade metade da raiz já está pra fora de um barranco. Já reclamamos muito. A Enel mandou quatro caminhões aqui, mas nenhum teve capacidade pra remover. Precisamos que venham efetivamente desligar a energia e fazer a remoção de forma correta, antes que cause prejuízos”, explica. 

    A via é, segundo o produtor, a única para escoamento dos itens cultivados na região e vendidos na capital. Há, ainda, uma casa que fica em frente à árvore e pode ser comprometida, caso haja a queda. O pedido é que a remoção seja feita o quanto antes. “Essa é a única estrada para a gente subir e descer. Além da falta de passagem e do escoamento da produção para entrega, pode comprometer a casa que fica em frente e deixar diversas famílias sem luz. Diversos moradores já reclamaram. Acionamos até a Aneel e sabemos que já há o projeto para essa remoção, mas há meses o problema está diante dos nossos olhos e nada é feito”, diz o morador. 

    A Enel Distribuição Rio informou que “uma equipe técnica está se dirigindo ao local para avaliar a situação e atuar na retirada da árvore junto à Prefeitura Municipal”.

    Leia também: Procura quase triplica nos pontos de apoio para covid-19 e falta de médicos preocupa

    Últimas