• Imagens de pacientes com sintomas de Covid a espera de atendimento nos pontos de apoio levam defensoria a cobrar melhorias à Prefeitura

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/12/2020 21:00

    Denúncias feitas por pacientes que precisaram de atendimento nos pontos de apoio exclusivos para covid-19 levaram a Defensoria Pública a expedir uma série de recomendações ao governo municipal. Imagens que circularam nas redes sociais nos últimos dias mostraram a espera em uma tenda montada na área externa do ponto de apoio em um dia de chuva. Mesmo sob a tenda, eles enfrentaram chuva – a tenda não suportou o volume de chuva – e frio por horas. 

    Os vídeos mostram a água invadindo as tendas não apenas na cobertura e pelo chão, mas também pelas laterais, uma vez que não há cobertura nesses pontos. “Foram oito horas aguardando por  um atendimento que não aconteceu por falta de médico e ainda por cima pegando chuva. É um descaso total”, lamentou uma paciente que buscou atendimento na quarta-feira (9).

    As tendas foram instaladas na semana passada, depois de surgirem várias denúncias sobre as condições no ponto de apoio. Os ministérios públicos Federal e Estadual e a Defensoria Pública  também questionaram a Prefeitura sobre a falta de estrutura nesses locais. Os órgãos pediram providências e fizeram recomendações ao governo municipal para melhorar a estrutura de atendimento nos dois ponto de apoio (Centro e Itaipava).

    Em nota, a Prefeitura informou que “uma avaliação está sendo realizada nas tendas para a verificação do acúmulo de água relatado por pacientes”.

    Leia também: Procura quase triplica nos pontos de apoio para covid-19 e falta de médicos preocupa

    Últimas