• Hingo flexibiliza restrições em bares, igrejas e rede hoteleira, mas setor de eventos segue sem regulamentação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/10/2021 20:30
    Por Luana Motta

    Faltando menos de dois meses para a abertura do Natal Imperial 2021 e com diversos eventos de médio porte já sendo realizados no município, o setor de eventos ainda não teve a flexibilização regulamentada para a retomada. No último dia 18, o prefeito interino Hingo Hammes publicou um novo decreto no Diário Oficial, que flexibiliza a capacidade de público em templos religiosos, em estabelecimentos como bares e restaurantes e na rede hoteleira. As medidas valem até o dia 03 de novembro, e mantém a restrição do uso de máscaras, distanciamento social e higienização. 

    De acordo com o novo decreto, as aglomerações continuam proibidas. Mas não há nenhuma restrição quanto à capacidade de público para qualquer atividade. O limite de distanciamento que estava definido em decretos anteriores também foi suspenso. O toque de recolher continua valendo entre 2h e 5h. 

    A cidade turística, que tem expectativa de reaquecer o setor com a realização de eventos, tem recebido pouco incentivo. Até agora, dois eventos de grande porte que estavam programados para o último trimestre deste ano foram adiados. O primeiro, que aconteceria neste sábado, dia 23, o Samba Itaipava, promovido pela empresa Dois Entretenimento, do empresário Rodrigo Paiva, anunciou o adiamento para 2022, no último fim de semana. O evento não tinha autorização da Prefeitura para ser realizado neste momento. Mas, ainda assim, vendia ingressos há pelo menos dois meses.

    O segundo evento, Rock The Mountain, previsto para novembro, também optou pelo adiamento. A produção informou nas redes sociais que o adiamento foi necessário devido a “instabilidade do cenário atual e incerteza sobre o futuro próximo”, em relação à pandemia de covid-19. 

    O próximo evento de grande porte previsto, e organizado pelo próprio governo municipal, é o Natal Imperial. Já foram publicados os pregões para a contratação de uma empresa para realizar a programação e o registro de preços para a iluminação de toda a cidade. O evento deve acontecer entre os dias 25 de novembro e 6 de janeiro de 2022. Nas suas duas últimas edições presenciais, em 2018 e 2019, a cidade recebeu mais de 450 mil visitantes. 

    A notícia sobre a realização do Natal Imperial deste ano foi antecipada pela Tribuna. E a Prefeitura ainda não divulgou como está sendo feito o planejamento para o evento em relação às medidas de prevenção contra a covid-19. Já em relação aos demais eventos, a Prefeitura havia informado à Tribuna que cada solicitação de autorização é analisada individualmente, levando em conta o decreto em vigor no momento da realização. 

    Últimas