• Guardas municipais prendem falso ambulante após flagrante de furto em Copacabana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/01/2022 10:32
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Guardas municipais do Rio detiveram um homem, de 26 anos, nesta quinta-feira (13), acusado de furtar três turistas argentinos na Praia de Copacabana, na Zona Sul da capital. O suspeito atuou com um comparsa que conseguiu fugiu.

    A detenção ocorreu na altura do Posto Três, após guardas municipais suspeitarem do comportamento da dupla.

    “Diferentemente dos ambulantes, que andam bem devagar na areia da praia para oferecer os produtos, os dois estavam andando muito apressados, olhando para trás, e isso chamou nossa atenção”, destacou o GM Alexandre Vieira, que integrou a equipe que fez a prisão.

    Quando os guardas se aproximaram, os homens fugiram, mas um deles foi detido. Ele estava com os pertences das vítimas escondidos em um isopor. Havia dois celulares, diversos cartões de crédito, objetos pessoais e até uma bombinha para quem sofre de asma. Após a prisão, o homem foi conduzido para a Delegacia de Atendimento ao Turista (DEAT) e, em seguida, para a 12ª DP (Copacabana), onde o caso foi registrado. As vítimas foram identificadas após elas buscarem ajuda em uma das tendas operacionais da GM-Rio na faixa de areia, na altura do hotel Copacabana Palace, cerca de 300 metros de distância de onde o acusado foi detido.

    Também nessa quinta, as equipes do SGOP atuaram em outra ocorrência de furto praticada por um ambulante falso em Copacabana. Eles auxiliaram uma turista paraguaia de 22 anos que teve celular e documentos furtados. A turista contou aos guardas que o suposto ambulante a distraiu mostrando os produtos e ela só percebeu o furto quando ele já tinha ido embora. A turista estava acompanhada de uma amiga e foi levada para a DEAT para fazer o registro da Ocorrência, e logo após foi levada para o Consulado do Paraguai, pois já estava com as passagens compradas para deixar o país ainda ontem.

    Balanço da Operação Verão

    Desde o início da Operação Verão, no dia 26 de agosto, até esta quarta-feira (12), a GM-Rio contabilizou 25 registros de ocorrências, de flagrantes de estelionato, furtos, roubos, depredações, posse de drogas, entre outras ocorrências. Os agentes também atuaram em 138 conduções para delegacia e/ou averiguação de situações suspeitas após denúncias de cidadãos ou pela Central 1746, principalmente relacionadas a tumultos provocados em ônibus.

    Em relação à fiscalização das posturas municipais e ações de ordenamento, foram registradas 6.485 multas de trânsito, 115 infrações sanitárias e 19 por descarte irregular de lixo. Foram apreendidos 2.944 produtos que estavam sendo vendidos sem autorização e ainda foram apreendidos 27 facas, além de nove coletes com flanelinhas, coibindo a ação deles, e um cone usado irregularmente para reservar vaga. Também foram retiradas 24 barracas de camping da praia e três churrasqueiras. Foram impedidas duas práticas esportivas em local e horário proibido. Guardas municipais apagaram dois focos de incêndio no Parque Garota de Ipanema.

    As equipes da GM-Rio também estão atuando em ocorrências diversas de auxílio ao público, como no caso do salvamento de afogamento no dia 3 de outubro, na ação de apagar dois focos de incêndio no Parque Garota de Ipanema e do auxílio a um barco em deriva, além de estarem distribuindo pulseiras de identificação na areia das praias. Os agentes ajudaram, até o momento, seis crianças perdidas a reencontrar os responsáveis e um acolhimento de pessoa em situação de rua. Também foram realizados dois resgates de aves marinhas.

    Últimas