Governo provisório ainda não definiu quais serão as regras do “superferiado”
Aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o projeto que criou o “superferiado” de 10 dias aguarda agora a sanção do governador em exercício Claudio Castro. A medida tem como principal finalidade restringir a circulação das pessoas e assim diminuir a taxa de contaminação da covid-19. O texto dá autonomia para os municípios decretarem medidas mais rígidas durante esses dias, que vai de 26 de março até quatro de abril.
A Tribuna questionou a Prefeitura sobre as regras que serão adotadas durante o “superferiado”, o que será permitido abrir e se haverá mudança de horários de atividades comerciais. A Tribuna também questionou sobre o funcionamento do transporte público nesses 10 dias do feriado e como será a fiscalização.
Em nota, o governo interino respondeu que “a Prefeitura de Petrópolis adotou medidas mais restritivas na última terça-feira, com reforço nas barreiras sanitárias e restrição à entrada de pessoas de fora do município, que, agora, só podem acessar a cidade com comprovação de reserva em hotéis ou voucher com agendamento em loja dos polos de compra.”
Leia também: Comsaúde recomenda que Prefeitura adote lockdown
A expectativa é que o prefeito interino Hingo Hammes divulgue as regras do “superferiado” e o novo decreto municipal na quinta-feira (25), uma vez que a validade das normais atuais só valem até esta sexta (26). “Nesta quarta e quinta-feira estão previstas reuniões onde serão definidas as demais medidas (além das que serão determinadas pelo Estado) que serão adotadas pelo município”, completa a nota enviada pela Prefeitura.
No momento estão valendo as restrições em vigor, como o funcionamento de bares e restaurantes até às 22h, o horário escalado do comércio, o retorno das barreiras sanitárias, o fechamento dos pontos turísticos e a proibição de entrada na cidade de vans e ônibus de turismo. Pistas de dança também estão proibidas.
Na prática, o texto aprovado pela Alerj cria três dias de feriado, além da antecipação dos feriados de Tiradentes e São Jorge. Veja abaixo como fica o “superferiadão”:
- 26 de março – feriado criado pelo projeto
- 27 de março – sábado
- 28 de março – domingo
- 29 de março – antecipação do feriado de Tiradentes, tradicionalmente em 21 de abril
- 30 de março- antecipação do feriado de São Jorge, que é tradicionalmente em 23 de abril
- 31 de março – feriado criado pelo projeto
- 1º de abril – feriado criado pelo projeto
- 2 de abril – Sexta-feira Santa
- 3 de abril – Sábado de Aleluia
- 4 de abril – Domingo de Páscoa