• Fisioterapeutas de Petrópolis oferecem atendimento gratuito online para recuperados da Covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/05/2020 10:51

    Fisioterapeutas de várias partes do Brasil estão oferecendo assistência a distância para pacientes que se recuperaram da Covid-19. O projeto “Fisioterapia sem fronteiras” conecta pacientes e profissionais em atendimentos online gratuitos com o objetivo de promover a saúde e melhora da qualidade de vida de pessoas que contraíram o novo coronavírus. 

    O projeto começou no início de abril e já tem cerca de 250 profissionais cadastrados. Em Petrópolis, a fisioterapeuta Cristiane Carvalho é uma delas. “Como aqui em Petrópolis o número de idosos e o número de recuperados da Covid é considerável, a adesão pode ser grande”, disse a fisioterapeuta, destacando a importância de divulgar a plataforma na cidade. Além dela, as fisioterapeutas Luciana Monteiro e Adriana Tesch também estão participando. 

    Com os consultórios fechados nesse período, a oportunidade de trabalhar online tem ajudado profissionais e pacientes. A fisioterapeuta Renata Uchôa, que é uma das organizadoras do projeto, explicou que por causa do efeito da Covid-19 no organismo, muitos pacientes relatam que após o período de internação em UTI ficam com quadro de fraqueza global e dispneia ao esforço. “É o cansaço nas mínimas coisas, tomar um banho, lavar uma louça, muitos reclamam que ficam cansados por conta do efeito da patologia no pulmão”, disse.

    O projeto foi idealizado pela fisioterapeuta Claudia Dutkiewcz, com a organização das fisioterapeutas Renata Uchôa, Monica Kestner e Luana Mota Soares. Todos os pacientes passam por uma triagem, por videochamada. “É feita uma videochamada e coletamos um pouco do histórico do paciente. Como começaram os sintomas, se ficou internado, quanto tempo ficou internado, se fez o tratamento em casa”, explica Renata. 

    Após a essa etapa, os pacientes são encaminhados para um dos fisioterapeutas. A assistência é feita também por videochamada, pelo aplicativo whatsApp. “É muito legal essa troca, porque temos fisio do Sul atendendo paciente lá do Norte. Os atendimentos são por videochamada no whatsapp, porque é simples e tem um grande alcance e basta que esse paciente tenha uma boa conexão com a internet”, contou.

    Os interessados podem obter mais informações  e entrar em contato nas páginas do projeto no Instagram e Facebook.

    Leia também: Petrópolis confirma mais seis mortes por Covid-19 e número de óbitos chega a 31

    Últimas