• Feira Trama, “Petrópolis: Saberes e Sabores”, exibições e oficinas gratuitas, música, teatro e muito mais neste fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Feira Trama – Cervejaria Bohemia

    A Trama é uma Feira Livre que acontece no corredor principal da Cervejaria Bohemia há mais de 7 anos, reunindo marcas locais, pequenos empreendedores e artistas de forma dinâmica e para além da cidade.

    Em comemoração ao aniversário da primeira edição, ela acontecerá nesta sexta (19), sábado (20) e domingo (21), das 10h às 19h. Na ocasião, o público encontrará diversas marcas de moda, acessórios, artesanatos, além de gastronomia, brechó, flash tattoo, massoterapia e muito mais!


    Quando: 19/20/21 de janeiro, das 10h às 19h.
    Onde: Cervejaria Bohemia.
    Entrada gratuita.
    Mais informações: @feiratrama

    Sala Cine Humberto Mauro – Centro de Cultura Raul de Leoni

    A Sala Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, espera por você neste fim de semana, sexta-feira (19), às 19h, e sábado (20), às 17h, para a exibição dos filmes “Flashdance”, de Adrian Lyne, e “Um morto muito louco”, de Ted Kotcheff. A entrada é gratuita e o espaço tem capacidade para 50 lugares.

    Foto: Divulgação

    Quando: Sexta (19), às 19h; sábado (20), às 17h.

    Onde: Sala Cine Humberto Mauro – Centro de Cultura Raul de Leoni / Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro.

    Centro Cultural SESC Quitandinha

    O Centro Cultural Sesc Quitandinha espera por você no dia 20 de janeiro, com entrada gratuita, às 15h, para a pré-exibição de trechos das séries ainda inéditas “Petrópolis: Saberes e Sabores”, e “Petrópolis: Cidade Inventada”, dirigidas por André Meirelles Collazzo, durante exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos”, que tem curadoria geral de Marcelo Campos. Após a exibição, haverá um debate com o diretor e os historiadores, Renata de Aquino – curadora, Filipe Graciano, do Núcleo 1 da exposição, Lucas Ventura e Pai Paulo José de Ogum, babalorixá, líder cultural e ativista do quilombo Quilombá, em Bongaba, Magé.

    Pré-exibição de trechos das séries “Petrópolis: Saberes e Sabores” e “Petrópolis: Cidade Inventada”

    20 de janeiro, das 15h às 17h30.

    Oficina “Fotocolando Narrativas Petropolitanas”

    20 de janeiro de 2024, às 11h.

    Centro Cultural Sesc Quitandinha [Varanda]

    Duração: 100 a 120 minutos

    Entrada gratuita

    Capacidade: 30 pessoas

    Classificação: livre

    Exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos”

    Centro Cultural Sesc Quitandinha

    Avenida Joaquim Rolla, nº 2, Quitandinha, Petrópolis

    Terça a domingo, e feriados, das 10h às 17h (conclusão do itinerário até as 18h)

    Visitas guiadas: terças a domingos e feriados, das 10h às 16h30 (conclusão do itinerário até as 18h)

    Visitação ao entorno do Lago: terças a domingos e feriados, das 9h às 17h.

    Lançamento de “Muito além dos salões”, de Marcelo Fagerlande

    Bebê Lima e Castro (1878-1965) tem sua história contada pela primeira vez no livro “Muito além dos salões: Bebê Lima e Castro, musa do Rio em 1900” (Editora 7Letras), escrito pelo cravista e professor Marcelo Fagerlande.

    No dia 20 de janeiro (sábado), das 17h às 19h, o autor estará na Livraria Nobel para autografar o livro e participar de um bate-papo com o público.

    Bebê Lima e Castro tinha uma relação próxima com Petrópolis, cidade marcante em sua vida, onde ela teve uma casa e passou inúmeras temporadas.

    Ilustrado com mais de 50 imagens, entre fotos, programas e anúncios de espetáculos e festivais, a obra também traz detalhes das temporadas de veraneio que a musa da belle époque passava em Petrópolis. Em 1938, Bebê comprou uma casa na Av. Barão do Rio Branco, 199. A residência serrana era chamada de “Villa Violeta”.

    Quando: 20 de janeiro (sábado), das 17h às 19h

    Onde: Rua Dezesseis de Março, 399 – Centro.

    Teatro Imperial

    Com sua arquitetura típica dos anos dourados, projeto do arquiteto Luiz Fossati, o mesmo autor do soberbo Hotel Quitandinha, o espaço do Teatro Imperial foi totalmente revitalizado em 2023, preservando as características arquitetônicas originais do espaço, que é tombado pelo Conselho Municipal Histórico e Cultural de Petrópolis. Confira a programação deste fim de semana:

    “Deixa Clarear” – Musical sobre Clara Nunes
    Quando:
    20 de janeiro (sábado).
    Horário da apresentação: 20h.

    Foto: Divulgação

    O espetáculo “Deixa clarear” é um sucesso, vem comemorando seus dez anos de estreia e já foi visto por mais de 500 mil pessoas.

    O tributo a Clara Nunes mistura música e poesia na construção de um olhar sobre a inesquecível cantora e sua carreira, buscando incentivar a juventude a valorizar a música brasileira e suas raízes genuínas. No repertório, estão clássicos de grandes compositores imortalizados na voz dela, como “O canto das três raças” (Paulo Cesar Pinheiro/ Mauro Duarte), “Na linha do mar” (Paulinho da Viola), “Morena de Angola” (Chico Buarque), “Um ser de luz” (João Nogueira/Paulo Cesar Pinheiro e Mauro Duarte) e “O mar serenou” (Candeia).

    “A luta”
    Quando:
    21 de janeiro (domingo).
    Horário da apresentação: 19h.

    Foto: Divulgação

    O espetáculo “A luta” segue sua trajetória de sucesso nos palcos cariocas, agora com a indicação de AMAURY LORENZO ao Prêmio Cesgranrio de Teatro como melhor ator. Amaury, que vem se destacando também na TV com o personagem Ramiro, na novela “Terra e Paixão”, da Rede Globo, está em cartaz desde setembro de 2022, com sucesso de crítica e público.

    Onde: Rua Marechal Deodoro, 192 – Centro.
    Garanta o seu ingresso aqui.

    Programação animada no HiperShopping

    Nesta sexta-feira (19), o músico petropolitano Dan Pellegrini, que participou do programa “Pop Star” (SBT), agitará o Palco Hiper da praça de alimentação com muita Pop Rock Nacional e Internacional, a partir das 19h.

    No sábado (20), a partir das 16h, vai rolar o teatrinho infantil “O Mágico de Oz”, que conta a história de Dorothy, uma menina de 11 anos que ao retornar para casa, após uma fuga causada por uma discussão com seus familiares, acaba sendo transportada para o mundo fantástico de Oz enquanto presencia um intenso ciclone. Mais tarde, a partir das 19h, tem homenagem à Legião Urbana com a banda Concreto Humano, uma banda petropolitana dedicada ao Rock nacional e tributos ao grupo, no Palco Hiper da praça de alimentação.

    Anote aí:

    Quando: Sexta (19), a partir das 19h, e sábado (20), a partir das 16h.

    Onde: R. Teresa, 1515 – Alto da Serra.

    Gratuito.

    Férias no Shopping Estação Itaipava

    A diversão da criançada é garantida no Shopping Estação Itaipava. Neste mês de janeiro, aos sábados e domingos, a partir das 15h, os pequenos vão poder aproveitar as férias na Bubble House, uma tenda inflável com diversos balões. Anote aí:

    Quando: durante todo o mês de janeiro; sábados e domingos, a partir das 15h;
    Onde: Estr. União e Indústria, 11000 – Itaipava.

    Foto: Divulgação

    Exposições em toda a cidade

    Reminiscências, de Daniela Versiani, na Galeria Cultural do Shopping Estação Itaipava

    O trabalho de Daniela Versiani começa com a busca por livros despedaçados, sem possibilidade de restauração e destinados ao descarte. “Livros que nem os sebos querem mais e que acabariam no lixo.”, explica a artista. E completa: “Eu quero dar-lhes uma sobrevida digna.” Por isso, a exposição “Reminiscências” reúne colagens cuja temática é o livro como objeto de vivências. Por meio delas, Daniela Versiani torna visível a materialidade dos livros e a passagem do tempo.

    Quando: 16h às 19h.
    Disponível ao público até 25 de janeiro.

    Onde: Galeria Cultural do Shopping Estação Itaipava – : Estr. União e Indústria, 11000 – Itaipava.

    Gratuito.

    Mark Schneiders na Piccola Arena

    Abrindo a agenda de 2024, a Piccola Arena vai receber o artista visual holandês Mark Schneiders – também conhecido como Paradiseranche – para uma ocupação de duas de suas galerias principais.

    Mark é fotógrafo premiado internacionalmente, pintor, criador de objetos, ativista político, poeta, músico e naturalista. Dessa conjunção de talentos sai Paradiseranche, pseudônimo do artista que dá nome à exposição. Scheinders intervém nas técnicas tradicionais, criando um estilo único.

    O vernissage será no dia 13 de janeiro, sábado, de 13h às 17h, com Schneiders recebendo o público. Cerca de 50 obras das mais variadas técnicas compõem a mostra. Fotografias, aquarelas, gravuras e muito mais fazem parte da montagem, que conta ainda com técnicas criadas e desenvolvidas pelo artista premiado.

    Quando: De 13 de janeiro até 25 de fevereiro 2024.
    Sábados, domingos e feriados, de meio-dia às 17h.

    Onde: Piccola Arena (Estrada do Rocio 3507, Rocio Petrópolis).

    Gratuito.

    Mais informações: (21) 99672-6153.

    “Diálogos da Paisagem” – Casa de Petrópolis

    A exposição “Ana Durães – Diálogos da Paisagem”, com curadoria de Monica Xexéo e realização da Galeria Patricia Costa, está em cartaz na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. A mostra destaca a delicadeza e conexão com a natureza que rege a vida e a arte de Ana Durães e reúne obras inéditas inspiradas nos jardins da Casa, projetados por Auguste Glaziou.

    Visitação da mostra: até 25/02/24.

    Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

    Funcionamento: de sexta a domingo, das 10h às 16h.

    Onde: Casa de Petrópolis – Instituto de Cultura.

    Endereço: Av. Ipiranga, 716 – Centro – Petrópolis.

    Estacionamento rotativo no local.

    Sob as Jaqueiras, na Estação Jaqueira – No Vale do Cuiabá, está rolando a exposição Sob as Jaqueiras. Desta vez, o público interessado terá a chance de prestigiar a pluralidade dos trabalhos de quinze artistas de Petrópolis: Aline Klem; Ana Rondon; Andréa Loyola; Catita Raposo; Daniela Versiani; Denise Campinho; Fefa Reis; Gardenia Lago; Josiana Oliveiras; Lenice Reis; Luci Amaral; Nietta Monte; Thais Senra; Teresa Salgado e Vera Patury. Além disso, também estarão presentes os coletivos Flor de Barro e Casinhas. 

    Foto: Divulgação

    Onde: Estação Jaqueira – Estrada Ministro Salgado Filho, nº 2.781, Vale do Cuiabá
    Quando: até março de 2024;
    Gratuito.

    Leia também: Exposição coletiva “Sob as Jaqueiras”, no Vale do Cuiabá, exalta o trabalho artístico e poético de diversas mulheres da região

    Eventos permanentes em toda a cidade

    Feira ‘Cores e Sabores’ no Vale das Videiras

    Foto: Reprodução / Redes Sociais

    Todos os sábados, das 10h às 14h, acontece a feira local ‘Cores e Sabores’, que celebra o melhor da gastronomia orgânica, artesanato e muito mais. Durante a feira, no Vale das Videiras, o público tem a oportunidade de conferir um grande variedade de alimentos frescos e saudável, diretamente da horta. Além disso, também é possível descobrir talentos locais, encontrar peças únicas e exclusivas, confeccionadas manualmente, além de produtos como cervejas artesanais, doces e outros.

    Onde: Quiosque das Videiras.
    Quando: Sábados, das 10h às 14h.
    Entrada gratuita.

    Todo dia é dia de yoga

    Foto: Reprodução / Redes Sociais

    Sempre aos domingos, o projeto “Todo dia é dia de Yoga” vem acontecendo com o objetivo de apresentar a prática à população gratuitamente nos jardins do Museu Imperial. Não se esqueça do seu tapetinho de yoga ou canga, além de água para se hidratar!

    Quando: Domingo (21), às 9h.
    Onde: Museu Imperial.
    Gratuito.

    Circuito Petrópolis Ecosol no Centro

    Espaço de pequenos produtores locais.

    Onde: Praça Visconde de Mauá – Centro Histórico

    Quando: Sábados, domingos e feriados das 10h às 17h30.

    Gratuito.

    Feira de Artesanato em Nogueira

    Onde: Av. Leopoldina, 398 – Praça de Nogueira.

    Quando: Sábados das 9h às 15h.

    Domingos e feriados das 9h às 13h.

    Gratuito.

    Foto: Divulgação

    Feira de Antiguidades no Centro 

    Onde: Praça Visconde de Mauá – Centro Histórico.

    Quando: Domingos das 9h às 17h30.

    Gratuito.

    Últimas