• Exposição de arte “Diálogos” segue em cartaz no Palácio Quitandinha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/02/2018 14:40

    Está em cartaz no Palácio Quitandinha até o dia 25 de fevereiro a exposição “Diálogos”. A mostra, promovida pela IE! Eventos, é um encontro de dois artistas plásticos radicados em Petrópolis, Vitor Lemos e Paulo Mendes Faria. Apesar de serem artistas que trilharam caminhos diferentes nas artes visuais, possuem pontos em comum como a escolha de Petrópolis como local para viver, o uso das cores fortes, inspiradas em nossa natureza exuberante, além da celebração e valorizando a produção artística local.

    O sucesso da exposição, que inaugurou em novembro do ano passado, é comprovado pelo número de visitantes. Até o momento, mais de 95 mil pessoas tiveram a oportunidade de contemplar os trabalhos de Paulo Mendes Faria e Vitor Lemos. Outra prova da qualidade desse projeto é que a exposição “Diálogos” foi indicada, na categoria de Artes Visuais, ao Prêmio Maestro Guerra-Peixe, que elege os melhores na área cultural de Petrópolis.

    As obras selecionadas para essa exposição são uma retrospectiva dos trabalhos desses artistas, marcando a efeméride de 90 Anos de Vitor Lemos e 70 Anos de Paulo Mendes Faria, comemorados em 2016. 

    Ao entrar na Galeria do Quitandinha loga acontece primeiro o contato com o trabalho do Paulo Mendes Faria, um artista que trabalha com formas geométricas, com um colorido vibrante que desperta a curiosidade dos visitantes sobre os materiais utilizados em usas obras. Depois, o visitante tem o contato com as obras do Vitor Lemos, um pintor figurativo de pinceladas livres que, com muitas cores, retrata, recria e reinterpreta paisagens, cenas e sensações. A mostra ainda conta com um vídeo com depoimentos dos artistas sobre suas trajetórias, que faz com que o público conheça um pouco mais sobre Paulo Mendes Faria e Vitor Lemos.

    A exposição “Diálogos” celebra a junção desses dois artistas que, apesar de caminhos diferentes, puderam, a partir desse encontro inusitado, trocar suas experiências, encontrar convergências e inspirações em comum em seus trabalhos. Um diálogo que mostra diferentes formas de expressão, mas uma mesma intensidade, um mesmo vigor. Tanto que os artistas dão expediente alguns dias dentro da galeria na criação de uma obra em conjunto, mostrando para os visitantes um pouco mais do processo artístico de cada um, propondo acima de tudo, um diálogo das suas obras com o experimental, com o novo. E é claro, um diálogo com o público.

    O endereço do palácio Quitandinha é Avenida Joaquim Rolla, nº 2, no Quitandinha. A visitação é de terça a domingo, das 9h30 às 17h. Informações pelo telefone (24) 2245-2020. 

    Últimas