• Exibição gratuita de “Mauá – O Imperador e o Rei” em 35mm acontece neste domingo no Cine Teatro Imperial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    O Cine Teatro Imperial, em parceria com a Cinemateca do MAM-RJ, vai promover uma sessão especial do filme “Mauá – O Imperador e o Rei” neste domingo, 28 de julho, às 16h. A exibição, em 35mm, será gratuita e contará com intérprete de LIBRAS.

    Dirigido por Sergio Rezende e lançado em 1999, “Mauá – O Imperador e o Rei” narra a vida de Irineu Evangelista de Souza, um dos empresários mais influentes do Brasil do século XIX. O elenco conta com Othon Bastos, Malu Mader, Hugo Carvana, Roberto Bomtempo, Paulo Betti, José De Abreu, Antônio Pitanga, Richard Durden, Rodrigo Penna e Michael Byrne.

    Foto: Reprodução

    Resgate do cinema clássico

    O Cine Teatro Imperial, o maior e mais moderno da região serrana, recentemente restaurou sua cabine de projeção e máquinas modelo ELTON IV, possibilitando a exibição em 35mm. “Recuperar essa forma de transmissão é proporcionar uma nova experiência ao público, resgatando a magia do cinema clássico”, ressalta Sabrina Korgut, gestora do Cine Teatro Imperial.

    Leia também: A nova cena cultural de Petrópolis

    A iniciativa da Natureza Produções com gestão de Paulo Lopez e Sabrina Korgut é apoiada pelo Governo Federal, Ministério da Cultura e Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo – Apoio aos Espaços do Audiovisual. A recuperação das antigas máquinas de projeção visa não apenas resgatar a memória do cinema em 35mm, mas também oferecer ao público uma experiência cinematográfica autêntica, em um espaço histórico especialmente adaptado para esta finalidade.

    Mais sobre Irineu Evangelista de Souza

    Irineu Evangelista de Souza, mais conhecido como Barão de Mauá (1813-1889), foi um importante diplomata e empresário brasileiro. Ele é lembrado principalmente pela construção da primeira estrada de ferro do Brasil, que ligava Porto de Mauá à Raiz da Serra, em Petrópolis. Essa ferrovia foi crucial para o desenvolvimento da Região Serrana.

    Em 1850, Mauá adquiriu uma casa na Rua do Imperador, próxima à atual Praça Visconde de Mauá, onde viveu até 1854. Posteriormente, ele se mudou para um palacete em frente à Praça da Confluência.

    Foto: Museu Imperial/Ibram/MTur – Reprodução fotográfica mostrando parte da lateral e da frente da casa do Barão de Mauá.

    Fato curioso é que o brasileiro pode estar ligado ao projeto de lei que elevou Petrópolis à categoria de cidade. Ideia que foi proferida em uma palestra no Instituto Histórico de Petrópolis, realizada pelo Dr. Ascânio Dá Mesquita Pimentel: “quero crer, – embora sem me fundar em nenhum documento positivo, – que Mauá se haja interessado sobremodo pela ideia de elevação de Petrópolis a cidade, – se é que não foi ele o seu verdadeiro progenitor.” Essa ideia ganhou força, segundo o saudoso historiador Jeronymo Ferreira, pelo fato de que o projeto foi apresentado e defendido pelo Cel. Amaro Emílio da Veiga, auxiliar de confiança e amigo de Mauá.

    Serviço – Exibição especial de “Mauá – O Imperador e o Rei” em 35 mm

    Quando: domingo, dia 28 de julho, às 16h

    Onde: Cine Teatro Imperial / Rua Marechal Deodoro 192 – Centro – Petrópolis – RJ

    Entrada gratuita

    Classificação livre

    Leia também: Revitalização do Teatro Imperial traz mais modernidade e potencialidade ao espaço

    Últimas