• EUA: Biden prevê que pacote de infraestrutura vai relaxar inflação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/11/2021 13:15
    Por Gabriel Caldeira / Estadão

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu o pacote de investimentos em infraestrutura proposto pelo seu governo durante coletiva de imprensa neste sábado, após a pauta ser aprovada na Câmara dos Representantes no fim da noite de ontem. De acordo com o mandatário, os gastos adicionais de cerca de US$ 1 trilhão não vão elevar, mas relaxar pressões inflacionárias nos EUA.

    Isso ocorrerá pois, a longo prazo, os investimentos vão reduzir gastos a famílias americanas, de acordo com Biden. O presidente ainda reafirmou que o pacote de infraestrutura, assim como o seu projeto Build Back Better, focado em gastos sociais, são “fiscalmente responsáveis” e “não aumentarão nem um centavo do déficit” fiscal americano – de US$ 2,8 trilhões em 2021 – pois será pago com o aumento de impostos à parcela mais rica do mundo.

    Biden ainda disse que o pacote recém-aprovado é a “planta para reconstruir a América” e manter o país competitivo contra potências como a China ao longo do século XXI. A proposta ainda tornará possível fazer da crise climática uma oportunidade, de acordo com o presidente.

    Petróleo

    Biden fez breves comentários sobre a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de manter os planos de produção em dezembro, ignorando a pressão dos EUA e de outras nações para aumentar a sua oferta em meio à escassez global que tem provocado alta nos preços do óleo.

    “Temos outras ferramentas além da liberação das nossas reservas estratégicas para lidar com as nações da Opep+”, afirmou o mandatário americano.

    Últimas