Estelionato na pandemia: falsos médicos telefonam para parentes de vítimas de coronavírus e pedem dinheiro para exames
A Polícia Civil está investigando dois casos de estelionato nos quais falsos médicos do hospital Unimed ligaram para familiares de vítimas internadas na UTI por contaminação do Covid-19 e solicitaram depósito em dinheiro para a realização de exames complementares. Os casos foram registrados nesta quarta-feira (8), na 105ª Delegacia de Polícia, no Retiro.
Uma das vítimas, ao receber a ligação, questionou qual seria o laboratório para fazer o tal exame, mas a pessoa que estava na linha ficou nervosa e desligou a ligação. Com isso, a vítima percebeu que se tratava de um golpe e entrou em contato com a Polícia Civil. Outras vítimas também foram surgindo após o primeiro registro.
O hospital Unimed emitiu um comunicado informando que não solicita nenhum tipo de pagamento por telefone. Caso alguém receba ligação de supostos funcionários ou médicos da Unimed Petrópolis, a orientação é que entre em contato imediatamente com a ouvidoria do cliente e denuncie. O hospital também recomenda que nunca seja feito nenhum tipo de pagamento solicitado por telefone.
Além de também otientar a não efetuar pagamento, a Polícia Civil orienta às vítimas que entrem em contato com a delegacia o mais rapidamente possível para registrar o fato, o que pode ser feito, inclusive, pelo site da Delegacia Online.
Leia também: Descumprimento de decretos municipais que restringem circulação pode virar caso de polícia