• Estado confirma mais um caso da variante Delta em Petrópolis: idosa morreu no início do mês e segundo a família não quis tomar a vacina

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/08/2021 13:11
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Secretaria de Estado de Saúde confirmou na segunda-feira (16) mais um caso da variante Delta em Petrópolis. A paciente é uma idosa, de 60 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascatinha no dia 20 de julho, e faleceu no dia três de agosto no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA). De acordo com a Prefeitura, a família informou que a idosa se recusou a tomar a vacina.

    Ainda de acordo com a Prefeitura, após a notificação pela Secretaria de Estado de Saúde, a equipe da Vigilância Sanitária entrou em contato com a família para colher informações sobre o caso e foi informada da recusa da idosa em se tomar o imunizante. “A vacina salva vidas! Mais uma vez reforçamos que é fundamental que as pessoas compareçam para se vacinar e sobretudo que concluam o esquema de vacinação retornando para receber a segunda dose. Toda a equipe da Secretaria de Saúde vem se dedicando para que possamos seguir avançando para que tenhamos o quanto antes toda população imunizada. É fundamental que as pessoas não deixem de vacinar”, orientou o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.

    O secretário também recomenda que as pessoas continuem mantendo as medidas de prevenção, mesmo após tomar a vacina. “É fundamental que as pessoas continuem usando máscara da forma correta, cobrindo o nariz e a boca, lavem as mãos com água e sabão ou usem álcool em gel quando isso não for possível, e mantenham o distanciamento social. Evitar as aglomerações ainda é muito importante. São atitudes que salvam vidas. É importante que cada um continue fazendo a sua parte”, frisou o secretário de Saúde.

    Com essa confirmação, a cidade conta, até o momento, com três casos da variante Delta. Os primeiros casos foram confirmados no início do mês de agosto: um homem, de 24 anos e uma mulher, de 25 anos, ambos moradores do distrito da Posse. Os dois não precisaram ficar internados e de acordo com a prefeitura, passam bem e cumpriram todo o período de isolamento.

    Dados da Secretaria de Estado de Saúde mostram que o Rio de Janeiro é o epicentro de casos da variante Delta no país. A variante está presente em 60% das amostras analisadas nos laboratórios.

    Neste momento, Petrópolis tem 173.807 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Outras 6.805 tomaram a vacina em dose única. Significa que 74,61% das pessoas com mais de 18 anos já tomaram ao menos uma dose do imunizante. Já concluíram o esquema de vacinação, com a segunda dose ou dose única, 76.277 pessoas, o equivalente a 34,32% das pessoas com mais de 18 anos. Importante lembrar que o prazo de retorno para aplicação de segunda dose varia de 21 dias a três meses dependendo do fabricante do imunizante.

    Últimas