• Estação de Tratamento de Esgoto vai ser construída no Parque de Itaipava

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/03/2023 03:16

    Está tomando forma o projeto de uma Estação de Tratamento de Esgoto para atender Itaipava e Nogueira, empreendimento da concessionária Águas do Imperador. Só tem um porém: fica dentro do Parque de Exposições, em Itaipava. Há garantias da empresa e do governo que o projeto não vai prejudicar o funcionamento do Parque que, inclusive, é a área maior área de lazer da cidade e palco de eventos.  E deve ser um empreendimento muito, muito caro, afinal, apenas a contrapartida que a prefeitura receberia pelo uso do parque é de R$ 6 milhões. Quem somos nós, leigos, para reclamar e atrapalhar o progresso, mas alguém pode dar uma fiscalizada nisso, tipo a Câmara de Vereadores? E responder algumas perguntas, principalmente, se não vai mesmo prejudicar esta importante área para a cidade.

    Contrapartida

    Vamos ser justos que esse projeto nem é contemporâneo da gestão Bomtempo, não. A tratativa começou ainda no governo Bernardo Rossi.  Mas, será mesmo que não possa ter outra área que não seja o Parque? E pensando já que o negócio vá para a frente: essa contrapartida de R$ 6 milhões vai ser toda investida no Parque? Afinal, o local é o nosso “Central Park” com 150 mil metros de área, importante para o lazer e eventos.

    Coloca a BR!

    O governo federal colocou no ar um portal chamado Mãos à Obra. Ele é direcionado aos governos estaduais e municipais. Lá governadores e prefeitos poderão indicar quais as obras paradas que precisam ser retomadas pela União. Bomtempo pode colocar lá a nova pista de subida da serra. É prevista no contrato da concessionária Concer que se perpetua no serviço por força de liminares, mas é de responsabilidade do governo federal.

    – Uma das excelentes atrações de aniversário da cidade hoje é o concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, às 13h, na Praça da Liberdade celebrando os 180 anos de Petrópolis.

    Contrastes

    São Gonçalo tá quase conseguindo abrir a CPI da Água e Saneamento – hoje feito pela concessionária Águas do Rio.  A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Vereadores vai focar em falta d’água e esgotamento sanitário. Enquanto isso, em Petrópolis, funcionou ano passado na Câmara local a comissão-moita, apelido da comissão especial que teve apenas quatro reuniões e uma audiência pública e resultou apenas em um relatório com recomendações a Águas do Imperador.

    CPI da Enel

    Falando em CPI, Niterói instalou na Câmara de Vereadores a Comissão Parlamentar e Inquérito para apurar o desserviço da Enel com a cidade. Vereadores vão investigar falhas de fornecimento de energia, apagões, aquela fiação emaranhada nos postes e outros problemas que afetam os consumidores e poluem visualmente a cidade. Aqui, a gente não consegue nem a presença de um representante da empresa em audiência pública que dirá uma CPI….

    Na torcida

    O time “Crias do Douglas” – formado por Eduardo Gomes, Mateus Garcia e Roger Passos, estudantes do curso de Engenharia de Computação do Cefet vai representar Petrópolis de hoje a sábado na final brasileira da Maratona de Programação. O evento, considerado a principal competição de programação do país, acontecerá em Campo Grande (MS). Ao todo, 556 equipes de 170 instituições brasileiras competiram na primeira etapa, que selecionou 60 vagas para a etapa final.

    RJ Pet

    Continua rolando em Petrópolis o programa RJ PET, do governo do estado, de castração gratuita de animais. Pessoas físicas podem castrar pelo programa um animal de cada vez. Já ONGs e protetores podem utilizar até oito castrações por mês. O cadastro é feito pelo site rjpet.com.br onde é agendado dia e horário para levar o animal a uma clínica contratada pelo estado.

    Uma das novidades na Feirinha de Itaipava e que ficou muito bacana e tem atraído ótimo público para o espaço que já concorrido.

    Orquestra do Palácio Itaboraí

    Estão abertas as inscrições para participar da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí. As vagas são para alunos da rede pública, que estejam cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental ou 1º ano do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de março pelo WhatsApp (24) 2103-2181 ou presencialmente na Rua Visconde de Itaboraí, nº 188, no Valparaíso. Não é exigido nenhum tipo de conhecimento musical para o curso que é gratuito.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br.

    Últimas