Está aberta a alta temporada de montanhismo em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/jun 16:27
    Por Helen Salgado

    Para os apaixonados por esse esporte, uma boa notícia: está aberta a alta temporada para a prática do montanhismo. Petrópolis é uma das cidades mais procuradas pelos trilheiros, já que possui mais de 100 trilhas e cerca de 555 vias de escalada. Recentemente, o montanhismo foi reconhecido pela Prefeitura como Patrimônio Cultural e Imaterial de Petrópolis.

    Segundo Letícia Fliess, atual presidente do Centro Excursionista Petropolitano, a melhor época para praticar o montanhismo é no outono e inverno, quando as temperaturas ficam amenas e chove pouco. Ela conta que os montanhistas costumam se reunir para comemorar a chegada da temporada de montanhismo no final de abril e início de maio.

    “Com o passar dos anos, isso virou um evento chamado Rio nas Montanhas. Há mais de 20 anos, os clubes de montanhismo do estado do Rio de Janeiro se reúnem na Urca. Neste ano o evento aconteceu em maio, com diversas atividades relacionadas ao montanhismo, como palestras, exposição fotográfica, distribuição de mudas, shows, exibição de filmes e lançamento de livros” explica Letícia.

    Parques abertos para trilhas e pernoite

    O único parque aberto para pernoite é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com sedes em Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim. Em Petrópolis, a sede fica localizada no bairro do Bonfim, em Corrêas. O parque funciona todos os dias, incluindo feriados, de 7h às 16h. A entrada é franca, sujeita a lotação.

    Para quem prefere trilhas mais leves, o Parque Natural Padre Quinha é o ideal. O local está aberto de terça a domingo, incluindo feriados, de 8h às 17h. A entrada é gratuita.

    Selecionamos dez das trilhas mais famosas de Petrópolis e que vale a pena visitar, são elas: Pedra de Itaipava, Morro dos Palmares, Castelinho, Pedra do Cortiço, Morro do Cobiçado, Pico da Alcobaça, Pedra do Bonet, Pedra do Quitandinha, Maria Comprida e a Pedra do Elefante.

    Sobre o Centro Excursionista Petropolitano

    O Centro Excursionista Petropolitano é uma organização sem fins lucrativos com 64 anos de atividades em Petrópolis, retornou às atividades e todos os eventos são conduzidos por voluntários.

    Além das caminhadas e escaladas, o grupo organiza palestras na sede social do CEP, faz manutenção de trilhas, limpeza de montanhas e participa do conselho consultivo da APA-Petrópolis, do REVISEST – Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela, da Reserva Biológica de Araras e do MONA da Pedra do Elefante.

    Últimas