Escritora petropolitana lança livro e reforça debate sobre bullying e respeito às diferenças
A escritora petropolitana Catarina Maul, conhecida por seu trabalho à frente da editora Bem Cultural, acaba de lançar seu novo livro infantojuvenil intitulado “Glucs – Respeitando as Diferenças”. O lançamento ocorreu no dia 10 de setembro, durante a Bienal de São Paulo. Este é o quinto título escrito pela petropolitana, e traz à tona uma discussão urgente e atual: o bullying.
Glucs, ilustrado pelo artista paulista Fabrisio Morelli, aborda os impactos das violências e preconceitos causados pelo bullying e pelo desrespeito às diferenças. A obra é uma tentativa de sensibilizar escolas e famílias sobre o aumento alarmante de casos de bullying no Brasil.
Em 2023, o país registrou mais de 121 mil notificações de bullying e cyberbullying, e dados do Disque 100 indicam um crescimento de 50% nos casos de violência em escolas. Esses números reforçam a importância de iniciativas como o livro da petropolitana, que pretende atuar como uma ferramenta de conscientização.
“Precisamos semear conceitos de paz, de empatia, de respeito”, comenta a escritora, que está preparando canções e outras ações de engajamento para 2025. Até lá, sua meta é divulgar Glucs em escolas e eventos, promovendo debates sobre as consequências do bullying e como evitar sua proliferação.
Catarina participará do Sábado Literário, no Acaso Cultural (Rua Vicente de Souza, nº 16), em Botafogo, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, das 12h às 13h. Na ocasião, haverá uma contação de histórias para o público infantil. O evento será mais uma oportunidade para expandir a discussão sobre respeito e empatia, temas centrais de Glucs. A autora também estará presente na Flip, em Paraty, nos dias 11 e 12 de outubro.
O livro está disponível para aquisição nas redes sociais da Bem Cultural Editora.
Leia também: Angélica Paes, escritora e gari de Petrópolis, irá participar da Flip Paraty 2024