• Equipes da Prefeitura saem às ruas para orientar e fiscalizar a reabertura do comércio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/06/2020 15:58

    A Prefeitura e órgãos de segurança realizaram na manhã desta segunda-feira (1),  a Operação Faça Sua Parte para acompanhar a reabertura do comércio e serviços. O objetivo é garantir que as normas de segurança, como uso de máscaras, higienização e aglomerações sejam cumpridas. As equipes também fiscalizaram a utilização de máscaras pela população. Quem for flagrado sem o equipamento pagará multa de R$ 250. 

    A Prefeitura iniciou nesta segunda a flexibilização das medidas de restrições com  a reabertura dos estacionamentos, papelarias, lavanderias, lojas de conserto de equipamentos eletrônicos, óticas, restaurantes às margens da BR-040, concessionárias e agências de veículos, consultórios, lojas de tecido e armarinhos, loja de autopeças e chaveiros. De acordo com o decreto municipal da Prefeitura publicado no Diário Oficial (D.O.) de 29 de maio, esses segmentos devem seguir normas de segurança para a saúde das pessas e de horário. O descumprimento acarretará multa e, no caso de reincidência, o alvará do estabelecimento poderá ser cassado.

    “É o início do novo normal de forma lenta e com responsabilidade. A reabertura não é o fim do isolamento, a população precisa fazer sua parte e ficar em casa saindo só quando necessário. Se chegarmos a uma taxa de ocupação de 80% dos leitos de UTI vamos retroceder e impor medidas mais duas”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

    Leia também: Entenda o que volta a operar nesta segunda, em quais horários e sob quais normas

    As equipes dos setores de Posturas, do Procon, da Vigilância Sanitária, do Meio Ambiente e da Fazenda, além da Guarda Civil, da Defesa Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros se reuniram na sede da Prefeitura e de lá seguiram para as ruas do Centro da Cidade. A fiscalização também seguiu para os distritos. “Uma equipe vai do Centro até Corrêas e outras de Corrêas até a Posse. Quem estiver descumprindo os decretos será multado”, alertou o prefeito. 

    Na Rua do Imperador, o movimento de pessoas era intenso e as lojas autorizadas abrir as portas se preparavam para atender os clientes. “Estamos orientando o uso de máscaras pelos funcionários. Precisam fornecer álcool gel para os consumidores e não permitir aglomeração”, disse a coordenadora do Procon/Petrópolis, Raqual Motta.

    De acordo com os decretos municipais, os estabelecimentos  já autorizados a funcionarem localizados na ruas Teresa, Aureliano Coutinho e adjacências poderão abrir das 10h às 16h; os que ficam no Centro Histórico podem abrir de 13h às 19h. Bancos, supermercados e farmácias localizados em toda a cidae poderão funcionar 24 horas nos sete dias por semana.

    Leia também: Presidente do Sicomércio vê cenário sombrio pós-Covid: 50% dos estabelecimentos podem encerrar as atividades em Petrópolis

    Últimas