Equipes da Prefeitura orientam população e organizam filas na Rua Paulo Barbosa
Equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e da Guarda Civil organizaram a fila no prédio da Receita Federal, que fica na Rua Paulo Barbosa, nesta terça-feira (14.04). A maioria das pessoas presentes no local tenta regularizar o CPF para conseguir o auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal, disponibilizado devido à pandemia do novo coronavírus. Funcionários da unidade em Petrópolis explicaram aos agentes da prefeitura que a demora no atendimento ocorre em virtude da redução de trabalhadores que estão no grupo de risco da Covid-19.
A recomendação da Receita Federal é que antes de ir à agência, o usuário busque o serviço pela internet, através do aplicativo, site ou e-mail. Após a solicitação, é necessário aguardar até três dias para que as informações sejam atualizadas. Começou a valer hoje (14.04) as novas inscrições para o Cadastro de Pessoas Físicas por e-mail.
“O ideal é que as pessoas busquem esse atendimento pela internet, para sair de casa apenas em caso de emergências. Precisamos evitar a aglomeração de pessoas, respeitando o decreto municipal e que tem como base as recomendações da OMS”, reforça o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Anderson Pinheiro.
Desde o dia 7 de março, equipes da prefeitura estão organizando as filas também na rede bancária. A ação é permanente e acontece em todo o Centro Histórico, em especial, na Rua Paulo Barbosa, local que conta com várias agências. Os agentes orientam o afastamento das pessoas (em pelo menos um metro e meio), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Receita Federal recebe novas inscrições do CPF por e-mail
Após o problema atingir diferentes estados, a Receita Federal anunciou que vai passar a receber novas inscrições para o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) por e-mail para evitar novos episódios de aglomeração. A medida entra em vigor nesta terça-feira (14), e a emissão será gratuita. Antes, a requisição do CPF custava R$ 7.
No Estado do Rio de Janeiro, é preciso enviar os documentos para o e-mail eletrônico: atendimentorfb.07@rfb.gov.br. A documentação necessária para a inscrição é:
Identificação: para maiores de 16 anos, é preciso enviar o RG atualizado, ou o RG desatualizado com a certidão de casamento ou nascimento. Para menores de 16 anos, é preciso anexar o RG ou certidão de nascimento do menor, além do RG do responsável. Quando for o caso, o tutor ou guardião judicial precisa anexar o termo de tutela ou guarda. Em todos esses casos, também serão aceitos carteira de trabalho, passaporte ou qualquer outro documento oficial em que constem naturalidade, filiação e data de nascimento.
Título de eleitor (facultativo)
Comprovante de endereço
Foto de rosto (selfie) do novo inscrito ou do responsável: Nessa foto, a pessoa deve aparecer segurando o documento de identidade aberto (frente e verso). A imagem precisa registrar a fotografia e o número do documento, de forma legível. A medida tem o objetivo de evitar fraudes.
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