• Entulho jogado na rua, problema crônico e que piora no fim do ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/11/2022 02:28

    Acontece o ano inteirinho, mas nesta época é ainda pior: o descarte de entulho ao lado de lixeiras ou em terrenos baldios. E ele é composto por restos de obras e muitos móveis e eletrodomésticos que já não servem mais. E quando mais se aproxima do Natal pior fica porque é a época que as pessoas compram mais e descartam o que está inservível de qualquer jeito. Tem sofá e móveis que não acaba mais e o descarte começou a se acelerar embalado pela oportunidade de compra da Black Friday.

    Vai entender

    Falando nisso, não faz o menor sentido o descarte do lixo do comércio da Rua do Imperador e adjacências de dia quando tem consumidores a rodo – principalmente agora no Natal. Eles colocam sacos plásticos e caixas de papelão nas calçadas… E o material fica lá por horas e horas, enfeiando a porta das próprias lojas…

    Mais uma secretaria

    A Prefeitura anunciou a criação de mais uma secretaria, a de Ciência e Tecnologia. A estrutura da gestão pública municipal tem hoje 19 secretarias e ainda o instituto de previdência dos servidores e duas empresas de economia mista, de transporte e serviços públicos.  A atual gestão, assim que assumiu, afirmou ser um compromisso enxugar os cargos de indicação do prefeito alocados nas secretarias, mais de 600 pessoas atualmente. A reforma administrativa acabou não acontecendo.

    A gente tomou um susto! Cadê a primeira escada rolante de Petrópolis, no Marchese?  Parece que o equipamento vai dar lugar a um elevador panorâmico. Ah, gente, mas a escada tinha seu charme. A foto é de Fernanda Ferreira.

    De novo?

    Voltaram a circular no zap aquelas mensagens fakes que este ou aquele secretário municipal vai cair. Povo da oposição acredita mesmo que isso funciona?

    Bolsões d’água

    Tem em toda a parte do Centro à Posse em ruas de paralelos desniveladas e nas asfaltadas que não têm correta drenagem. E é bem séria a situação, não é só questão de tomar um banho passando na calçada. Tá arriscado demais em locais por exemplo como a União e Indústria em frente à Granja Brasil, em Itaipava.  Só não tem acidente porque Deus ajuda.

    Lá tá melhor

    No Rio, 64 linhas de ônibus já retornaram à operação desde junho. Mas, teve briga na justiça. O retorno só está rolando depois de acordo judicial firmado entre o município, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual. Aqui, voltou uma meia dúzia de linhas, depois esqueceram o assunto.

    Comportas

    Quando a gente vê locais de comércio instalando comportas nas entradas (cada vez mais altas) como forma de tentar minimizar os efeitos da enchente na Rua do Imperador e adjacências dá um aperto no coração. Mesmo sabendo que a medida é necessária para tentar evitar os estragos. É sinal de que tudo continuou igual.

    Contagem

    Faltam 24 dias para o verão.

    Vai demorar

    Lembra que a prefeitura anunciou a transferência do Centro Administrativo da Barão do Rio Branco (secretarias de Administração, Obras, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Meio Ambiente) para o Hipershopping ABC no início de janeiro? Pelo ritmo das obras para esta data não rola não… As obras foram anunciadas em junho com a previsão de estarem prontas em cinco meses.

    Como assim?

    Chegou um apelo aqui para os Partisans de profissionais que prestaram serviços para Bauernfest, Serra Serata, Bunka Sai… Não receberam ainda da prefeitura. Ué? Mas continua tudo igual?

    A gente deu duas piscadas e já é Natal! E o Natal Cervejeiro começa sexta, quando a Praça da Águia concentra as cervejas artesanais da cidade e vai rolar música e gastronomia.  Serão 28 bandas tocando durante 16 dias de programação.

    Alerta com mais tecnologia

    A Anatel determinou o uso da tecnologia cell broadcasting para o envio de alertas de desastres à população nas operadoras de telefone celular. Isso quer dizer que com a modernização, os usuários em áreas de risco passarão a receber mensagens diretamente na tela do telefone, mesmo sem estarem cadastrados. Com isso, os envios de avisos alcançarão uma faixa muito maior da população. As operadoras têm até 31 de dezembro de 2023 para a implantação da nova tecnologia.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas